Grupo quer criar estrutura necessária para 4.000 viagens de caminhões elétricos entre as maiores cidades do Brasil a cada mês
Um projeto para implementar um “corredor verde” na rodovia Presidente Dutra (BR-116), focado em caminhões e ônibus elétricos, foi apresentado nesta terça-feira (11) durante a COP-30, em Belém (PA). A iniciativa, batizada de Laneshift e-Dutra, visa viabilizar o transporte de longa distância com veículos pesados de zero emissão entre São Paulo e Rio de Janeiro.
O plano conta com a participação do Governo Federal e de fabricantes como a Volkswagen Caminhões e Ônibus (Grupo Traton/Scania). Ele pretende criar, até 2030, a infraestrutura necessária para suportar cerca de 4.000 viagens mensais de veículos pesados elétricos entre as duas maiores cidades do Brasil.
Para comprovar a viabilidade da rota, a Volkswagen destacou um teste recente em que seu caminhão elétrico e-Delivery percorreu 800 quilômetros entre Resende (RJ) e Sorocaba (SP), utilizando apenas a infraestrutura de carregadores públicos já existente na Dutra.
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Embora o foco inicial sejam os veículos de carga, o próximo passo aguardado é a inclusão de ônibus rodoviários elétricos na rota, segmento que ainda possui poucas opções de veículos disponíveis no mercado brasileiro — focado nos ônibus elétricos urbanos.
A fabricante nacional Eletra, por exemplo, é responsável pelo transporte das delegações no evento e apresenta na conferência um “case” de consultoria para eletrificação de frotas municipais e metropolitanas, abordando desde obras civis nas garagens até modelos de financiamento.
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