Recomendação de troca de óleo da Toyota causa substituição do bloco do motor
O dono de um sedã Camry 2015 seguiu as instruções e prazos da montadora e teve um grande prejuízo no motor do seu carro
O dono de um sedã Camry 2015 seguiu as instruções e prazos da montadora e teve um grande prejuízo no motor do seu carro
Quando se adquire um carro, é fundamental saber de todos os cuidados a serem tomados para mantê-lo no melhor estado possível. Para isso, a maioria dos proprietários seguem as recomendações da fabricante que ficam descritas no manual. Mas o dono de um Toyota Camry 2015 saiu no prejuízo ao seguir os prazos determinados pela marca nos Estados Unidos
A Toyota recomenda que a troca de óleo do Camry seja realizada a cada 10 mil milhas (16 mil km). Entretanto, um técnico de diagnósticos especializado em Toyota, que se identifica apenas como AMD, recomenda que este prazo seja reduzido para 5.000 milhas (8.047 km), evitando assim problemas como o modelo citado.
VEJA TAMBÉM:
A situação foi descrita num canal do YouTube: “The Car Care Nut”.
O carro analisado começou a queimar óleo quando chegou a marca de 193.120 km. O nível do lubrificante baixava cerca de um quarto a cada 1.600 km, mas quando o carro passou da marca de 241.400 km, a queima mais do que dobrou.
O proprietário então levou o carro à oficina que é mostrada no canal, e recebeu a notícia de que iria ter que trocar todo o bloco do motor. No vídeo o especialista em carros mostra exatamente o que estava causando a troca do óleo. Desgastes nos cilindros deixavam que o lubrificante passasse pelos anéis e entrassem na câmara de combustão.
O vídeo ainda mostra e explica os processos de retirada do motor, trocas de componente e manutenções dadas no automóvel.
Para ADM, várias causas podem estar por trás dessa recomendação da Toyota: a primeira é uma questão de marketing: trocar o óleo a cada 10 mil milhas a colocaria em vantagem em relação a concorrência. Ainda de acordo com o especialista, esse número permite que o carro rode sem problemas dentro do período de garantia.
O mecânico ainda especula que concessionárias menos escrupulosas podem ter colocado óleo fora da especificação – mais baratos – o que também provoca consequências a logo prazo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Por que nós temos que ler artigo americano MAL traduzido? Nossa realidade é outra! Aquele “quarto” cada 1600 Km é, na verdade, um quarto de gallon a cada 1000 milhas, ou 900 ml a cada 1600 Km.
Carro com. 241 mil rodados Brasil país tropical, nessas condições e até normal baixar óleo
Más cá entre nós, 240 mil km é o que a montadora prevê de vida útil do motor em seus manuais técnicos. Tem também que ler as entrelinhas do manual onde diz que uso severo a troca de óleo tem que ser feita na metade do tempo