Tchau, Troller? Ford confirma fim do jipão que foi pedido até nos EUA
Fim da linha já havia sido anunciado pela montadora norte-americana; investidores podem assumir a produção do jipe
Fim da linha já havia sido anunciado pela montadora norte-americana; investidores podem assumir a produção do jipe
A Ford confirmou, em uma comunicação internar, o fim da produção do jipe Troller T4 em sua fábrica no Ceará. A fabricação dos carros se encerrerá em setembro. Já a das peças voltadas ao mercado de reposição seguirá até novembro.
A notícia não é novidade. Desde quando a Ford anunciou que deixaria de produzir carros no Brasil, também era esperado o fim da produção dos utilitários. Na ocasião, em janeiro, a fabricante No comunicado, a Ford informa que a marca Troller continuaria operando até o quarto trimestre de 2021. E encerraria a venda assim que os estoques acabassem.
VEJA TAMBÉM:
O encerramento da produção por parte da Ford não significa, necessariamente, o fim do Troller T4. Segundo o jornal Diário do Nordeste, a marca norte-americana está em negociações avançadas com um grupo de investidores que assumiria as operações.
Ainda segundo a publicação, são dois dois investidores nacionais, de fora do setor automobilístico. “Há a expectativa de que o futuro dono da montadora agregue valor ao projeto, com a injeção de novos investimentos para modernizar a fábrica e diversificar o portfólio da marca, inclusive com veículos elétricos no radar”, de acordo com a reportagem assinada por Victor Ximenes.
A Troller foi fundada em 1997. Dez anos depois, a Ford comprou. Mas e a Ford comprou a Troller por que mesmo? Ela não sabe fazer jipe? Claro que sabe! Ela comprou a fábrica porque a Troller tinha incentivos, ficava sem pagar impostos estaduais e federais. E a Ford, então, comprou a Troller como uma fábrica de incentivos que ela levou para Camaçari (BA), lá para a produção dela de Ecosport, e Ford Ka, na Bahia.
A imprensa especializada norte-americana soube deste jipe “raiz” da Ford no Brasil e sugeriu (chegou a insistir) sua fabricação (ou comercialização) nos EUA. Argumentava ser um substituto perfeito para o Bronco (antes de a nova geração ser lançada) e concorrente sob medida para o Jeep Wrangler.
Só que “as aparências enganam” e a Ford jamais considerou essa hipótese, por absoluta falta de condições de levar o Troller para o mercado norte-americano. Sua carroceria de fibra, chassis artesanal, montagem em grande volume quase impossível e outros deslizes de projeto inviabilizariam esta operação.
Protagonista de um dos recalls mais polêmicos do Brasil, a picape Pantanal foi literalmente retirada de circulação. Todas as unidades produzidas acabaram sendo recompradas pelo próprio fabricante, devido a uma falha estrutural: o chassi podia simplesmente trincar.
Alguns conspiracionistas atribuem essa ação a uma manobra comercial da Ford, que havia acabado de adquirir a Troller e não queria concorrência interna para a própria gama de picapes.
Mas essa teoria não tem respaldo: a Pantanal já havia saído de linha quando ocorreu o negócio entre as duas empresas. Ademais, apenas 77 unidades foram produzidas, todas em 2006. É um número irrisório se comparado aos 9.856 exemplares da Ranger vendidas naquele ano.
No fim das contas, a Troller Pantanal teve o azar de sofrer uma falha gravíssima de projeto, que não foi detectada pelo fabricante durante o desenvolvimento.
Boris Feldman comenta a situação da Troller e da Pantanal:
Fotos: Troller | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Carro muito bom mas tudo bem caro no mercado que o propunha…
Surreal!!! Só podia terminar assim mesmo. Uma marca nacional made in fortaleza … ??♂️
E agora PT? Vocês irão deixar os companheiros na mão? Pós interromper produção de veículos e largar o país, Ford Motor vai vender fábrica da Troller esse mês e 470 funcionários podem ficar desempregados no Ceará
Estão meio que atrasados na notícia. A Ford só quer vender a planta industrial e os maquinários. A marca Troller é de sua propriedade assim como os desenhos industriais. Quem comprar, não vai poder usar o nome e nem o carro na planta. Está em tudo que é site essa notícia.
Ja vai tarde. Jipe caro, pequeno e feito em plastico.
E que tem uma legião de admiradores e público fiel. Nem tudo é para todos, meu caro. Se não gosta, é só não ter, simples assim.
Tenho um brinquedinho de plástico desses, que por sinal, seu dinheiro não o compra…. o maior valor dele está além do comercial.
Cada um no seu quadrado.???