Trump quer mais taxas sobre carros da China, Canadá e México

Mesmo faltando dois meses para posse, presidente afirma que vai aumentar tarifas de importação sobre produtos, incluindo carros

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Assim que Trump assumir o cargo, as taxas vão subir em 25% para Canadá e México e 10% para a China (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 26/11/2024 às 17h00

Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos no dia seis de novembro, só vai tomar posse no dia 20 de janeiro de 2025, mas isso não impediu o político de fazer algumas promessas para seu mandato. Mas, uma dessas propostas pode ser bem prejudicial para grandes montadoras, já que Trump quer introduzir uma tarifa de 25% sobre produtos vindos do México e do Canadá, além do aumento de 10% nas taxas para itens produzidos na China.

O republicano publicou suas intenções em seu perfil na mídia social Truth Social: “no dia 20 de janeiro, como uma das minhas primeiras ordens executivas, assinarei todos os documentos necessários para cobrar do México e do Canadá uma tarifa de 25% sobre TODOS os produtos que entram nos Estados Unidos, e suas ridículas Fronteiras Abertas”.

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De acordo com Trump, os impostos contra os dois países não serão removidos até que as fronteiras sejam reforçadas, impedindo a “invasão”. Ele complementa  “essa tarifa permanecerá em vigor até que as drogas, em particular o fentanil, e todos os estrangeiros ilegais parem de invadir nosso país!”.

Em seguida, o futuro presidente fez outro post anunciando que o aumento das tarifas já existentes sobre produtos vindos da China acontecerá por motivos semelhantes.“Tive muitas conversas com a China sobre as enormes quantidades de drogas, em particular Fentanil, que estão sendo enviadas para os Estados Unidos – mas sem sucesso”, escreveu Trump.

Embora a tarifa de 25% produtos mexicanos seja menos severa do que o imposto de 200% proposto pelo presidente eleito antes da eleição, ela ainda terá um grande impacto. A introdução desses impostos para os dois países americanos pode causar uma enorme dor de cabeça para montadoras como Ford, GM, BMW e Volkswagen, que fabricam carros do outro lado da fronteira dos EUA.

O Peterson Institute for International Economics diz que as tarifas impostas às importações dos três países podem custar à família média dos EUA 2.600 dólares, cerca de R$ 15.100; adicionais por ano, relata o The Guardian. Pode até não parecer muito, mas esse valor tem impacto financeiro, principalmente em famílias de classes sociais mais baixas.

Tarifas para carros da China

No caso de produtos e carros da China, o buraco é ainda mais embaixo, já que esses 10%, que podem não parecer muito, somam-se a outro aumento feito pelo atual presidente dos EUA, Joe Biden. Em maio deste ano, o democrata quadruplicou a taxa pré-estabelecida para carros elétricos chineses de 25%, chegando em um montante de 100%.
Mais tarde, em setembro, o Departamento de Comércio dos EUA deu início a um movimento para proibir o uso de software e hardware chineses em veículos conectados à internet no país. Assim, a promessa de Trump é mais uma investida contra a ‘invasão’ que esses veículos estão fazendo no mercado automotivo nos Estados Unidos e no mundo todo.

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