Trump quer mais taxas sobre carros da China, Canadá e México
Mesmo faltando dois meses para posse, presidente afirma que vai aumentar tarifas de importação sobre produtos, incluindo carros
Mesmo faltando dois meses para posse, presidente afirma que vai aumentar tarifas de importação sobre produtos, incluindo carros
Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos no dia seis de novembro, só vai tomar posse no dia 20 de janeiro de 2025, mas isso não impediu o político de fazer algumas promessas para seu mandato. Mas, uma dessas propostas pode ser bem prejudicial para grandes montadoras, já que Trump quer introduzir uma tarifa de 25% sobre produtos vindos do México e do Canadá, além do aumento de 10% nas taxas para itens produzidos na China.
O republicano publicou suas intenções em seu perfil na mídia social Truth Social: “no dia 20 de janeiro, como uma das minhas primeiras ordens executivas, assinarei todos os documentos necessários para cobrar do México e do Canadá uma tarifa de 25% sobre TODOS os produtos que entram nos Estados Unidos, e suas ridículas Fronteiras Abertas”.
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De acordo com Trump, os impostos contra os dois países não serão removidos até que as fronteiras sejam reforçadas, impedindo a “invasão”. Ele complementa “essa tarifa permanecerá em vigor até que as drogas, em particular o fentanil, e todos os estrangeiros ilegais parem de invadir nosso país!”.
Em seguida, o futuro presidente fez outro post anunciando que o aumento das tarifas já existentes sobre produtos vindos da China acontecerá por motivos semelhantes.“Tive muitas conversas com a China sobre as enormes quantidades de drogas, em particular Fentanil, que estão sendo enviadas para os Estados Unidos – mas sem sucesso”, escreveu Trump.
Embora a tarifa de 25% produtos mexicanos seja menos severa do que o imposto de 200% proposto pelo presidente eleito antes da eleição, ela ainda terá um grande impacto. A introdução desses impostos para os dois países americanos pode causar uma enorme dor de cabeça para montadoras como Ford, GM, BMW e Volkswagen, que fabricam carros do outro lado da fronteira dos EUA.
O Peterson Institute for International Economics diz que as tarifas impostas às importações dos três países podem custar à família média dos EUA 2.600 dólares, cerca de R$ 15.100; adicionais por ano, relata o The Guardian. Pode até não parecer muito, mas esse valor tem impacto financeiro, principalmente em famílias de classes sociais mais baixas.
No caso de produtos e carros da China, o buraco é ainda mais embaixo, já que esses 10%, que podem não parecer muito, somam-se a outro aumento feito pelo atual presidente dos EUA, Joe Biden. Em maio deste ano, o democrata quadruplicou a taxa pré-estabelecida para carros elétricos chineses de 25%, chegando em um montante de 100%.
Mais tarde, em setembro, o Departamento de Comércio dos EUA deu início a um movimento para proibir o uso de software e hardware chineses em veículos conectados à internet no país. Assim, a promessa de Trump é mais uma investida contra a ‘invasão’ que esses veículos estão fazendo no mercado automotivo nos Estados Unidos e no mundo todo.
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