‘Banho de sangue’: Trump promete taxar carros chineses importados em 100%

Candidato do Partido Republicano ao governo dos Estados Unidos promete sobretaxar carros chineses que, eventualmente, seriam produzidos no México

ex presidente dos eua donald trump lanca aplicativo com fake news da chevrolet
Trump está em busca dos eleitores do chamado "Cinturão da Ferrugem" (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 18/03/2024 às 13h03

Em um comício no Estado de Ohio em campanha para as eleições presidencias dos EUA neste ano, o candidado do Partido Republicano, Donald Trump, fez uma previsão apocalíptica ao declarar que “haverá um banho de sangue na indústia automobilística”, caso ele não sai vencedor no pleito.

“Vamos impor uma tarifa de 100% sobre cada carro que cruzar a linha, e vocês não conseguirão vender esses caras se eu for eleito”, disse Trump durante um comício em Vandalia, Ohio. “Agora, se eu não for eleito, será um banho de sangue para todos – isso será o de menos. Será um banho de sangue para o país. Isso será o mínimo.

VEJA TAMBÉM:

O principal alvo de Trump são as montadoras chinesas que pretende construir fábricas no México. Trump disse que as empresas chinesas estão construindo “grandes fábricas de automóveis monstruosas” no México e que pensam que vão vender carros aos EUA sem contratar norte-americanos.

Antes, o candidato já tinha ameaçado os carros chineses com uma tarifa de 50%, em uma entrevista à rede CNBC. O acordo comercial atualmente em vigor na América do Norte permite o envio de veículos isentos de tarifas do México para os EUA, desde que cumpram algumas condições pré-estabelecidas.

Movimento eleitoreiro

O movimento de Trump visa os eleitores nos Estados do chamado Cinturão da Ferrugem, martelando o comércio, as tarifas e a produção de carros elétricos – ele promete rever subsídios a venda e produção deles.

Ele também propôs tarifas de até 60% sobre todos os produtos chineses e de 10% sobre produtos fabricados em qualquer parte do mundo. Ele disse que não está preocupado com medidas retaliatórias da China ou de outros países.

“Você nos ferra e nós ferramos você”, disse ele. “É muito simples, muito justo.”

BYD no México

BYD logo
(Foto: Shutterstock)

Recentemente, rumores apontavam que a BYD, que superou a Tesla como maior fabricante de carros elétricos do mundo, teria planos de se instalar no México e exportar para o mercado dos EUA. Mas em entrevista ao portal Yahoo Finance Live,a  vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas, Stella Li, descartou essa ideia.

“Não estamos planejando vir para os EUA. É um mercado interessante, mas muito complicado”, pontuou Li.

Entre as prováveis causa do atual desinteresse da marca por conta da crescente resistência política às empresas chinesas e também ao interesse em aumento de taxas para elétricos, assunto muito cogitado pelo governo norte-americano.

Musk pede ajuda contra montadoras chinesas

Elon Musk, CEO da Tesla, recentemente, pediu barreiras contra as montadoras chinesas. Se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas [montadoras chinesas] praticamente demolirão a maioria das outras empresas automobilísticas do mundo”, disse em conversa com a agência de notícias Reuters. O bilionário, além de reconhecer o risco, elogiou a indústria chinesa e afirmou que os carros chineses “são extremamente bons”. “São hoje as marcas mais competitivas do mundo”, completou.

Vale lembrar que Musk é um dos grande apoiadores de Donald Trump e esteve recentemente reunido com o candidato onde se discutiu a possibilidade de doações para a campanha do republicano.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário