Uber e 99 são notificados pelo Procon-SP; Entenda

Uber e 99 estão sendo investigados por cobrar uma tarifa consideravelmente mais alta em São Paulo durante o dia da greve de metrô

greve motorista uber e 99
Aplicativos têm até amanhã para informar os parâmetros utilizados para a cobrança (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 27/03/2023 às 12h12

O Procon-SP notificou a Uber e 99 e está investigando a razão por trás dos preços praticados pelas empresas durante a greve do metrô, que paralisou algumas linhas que cortam a cidade de São Paulo, no dia 23 de março.

A entidade soube da reclamação através das inúmeras reclamações dos usuários, que se manifestaram através da imprensa e das redes sociais. Com o fechamento do transporte público no dia, muitas pessoas se valeram dos apps de transporte para se deslocar para casa, trabalho, e diversos compromissos.

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Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP, explicou o motivo da investigação:

O objetivo do Procon-SP é entender se houve alguma alteração nos critérios de formação da chamada tarifa dinâmica, especificamente em função da greve, e que possa ter alterado a fórmula adotada normalmente pelas empresas.”

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a Uber e a 99 têm até a terça-feira (28) para informar os parâmetros utilizados para a aplicação do preço dinâmico no dia da greve. Caso os valores tenham sido definidos seguindo os critérios adotados em dias de congestionamentos normais, sem causa atípica como a greve, eles terão de se explicar.

Além disso, o Procon-SP também quer saber se o consumidor é informado da aplicação de uma eventual precificação diferenciada e como essa informação é repassada.

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3 Comentários
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Claudio Lima 30 de março de 2023

A Uber esta no Brasil deste 2015 ,a Prefeitura da Cidade de Sāo Paulo,precisa regulamentar esse servićo,que depreciou de uma maneira geral, seja na apresentaçāo dos Motorista,Qialidade dos Carros,trabalhei na UBER,no seu inicio no Brasil,por um ano e meio,nunca fui convidado pela empresa,para participar de uma reuniao,ou curso,de Qualidade e Melhoria de Atendimento,o Objetivo da mesma,sempre foi visa apenas o lucro.

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Felipe Pinheiro 28 de março de 2023

O motorista ganha x e quando o carro quebra fica 10x a Uber é pirâmide, ta quebrando muitos pra enriquecer poucos

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STEFANO DE BIAZZI 27 de março de 2023

O Procon tem todo o direito de questionar, defender os interesses dos passageiros dos aplicativos, e etc. Só acho que eles também poderiam usar dessa prerrogativa pra defender os direitos dos motoristas, que também são clientes das plataformas, que deixam claro que são apenas “intermediários”, mas, na prática, impôem suas regras aos trabalhadores que não têm a quem reclamar. Quanto aos preços cobrados no dia da greve, parecem altos sim pra quem tem que pagar. Porém, ainda assim, pra muitos motoristas não compensou pelo tempo gasto pra realizar cada viagem. Imaginem se não houvesse o preço dinâmico, nenhum motorista iria ficar online, já que essa é a única coisa à qual eles ainda não são obrigados, e aí sim seria o caos total!

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