Uber atualiza modelos banidos do Black e do Comfort; veja lista

Mudanças afetam motoristas em todo o Brasil e incluem atualização de modelos, ano mínimo de fabricação e critérios de avaliação

mão de pessoa boa clicando em celular acom logotipo da Uber afixado em painel de carro lista de carros Uber Black Uber Comfort 2025
Modelos como Renault Kardian e Citroën Basalt deixarão de ser aceitos nas categorias premium da Uber (Foto: Banco de Imagem)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 13/10/2025 às 12h00

Em 2026, a Uber colocará em vigor novas adaptações nas categorias Comfort e Black, fazendo com que motoristas de todo o Brasil modifiquem a forma como interagem com o aplicativo. As mudanças envolvem desde a idade mínima dos veículos até a lista de modelos aceitos, tendo como principal alvo os motoristas que utilizam esses carros para aumentar a renda.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

De acordo com a empresa, essa atualização nas categorias premium foi anunciada após uma pesquisa de análise entre os usuários e o mercado automotivo. “Os veículos da nova lista foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes para a decisão na hora de pedir viagens nas categorias Comfort e Black”, informou a Uber em comunicado oficial.

VEJA TAMBÉM:

Dentro da categoria Black, os pré-requisitos em cada cidade incluem o ano mínimo de fabricação e as características dos veículos. Além disso, os automóveis devem ter quatro portas, ar-condicionado e cores como preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco. Os motoristas precisam ter realizado mais de 100 corridas na plataforma (exceto Moto, Envios e Táxi) e manter uma média mínima de 4,85 em avaliações.

Os modelos Renault Kardian, Citroën Basalt, Chery Tiggo 3X, Chery Tiggo 3, Peugeot e-2008, Hyundai Kona Hybrid e JAC J3 Turin/iEV 40 deixaram de ser considerados adequados para a categoria a partir de 5 de janeiro de 2026.

Na categoria Comfort, os veículos precisam atender a critérios de ano mínimo de fabricação, e a média de avaliação exigida dos motoristas é de 4,80, exceto nas cidades de Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, onde permanece em 4,85.

Em algumas cidades, veículos com ano de fabricação de 2018 ou anterior não serão mais aceitos na categoria Black, incluindo modelos como o Citroën Basalt e o Renault Kardian. Para a Uber Comfort, os critérios de ano mínimo seguem a mesma lógica, e o Logan será totalmente removido da lista a partir de 6 de julho de 2026.

Além dos critérios de modelo e ano, os veículos da Uber Comfort devem ter ar-condicionado e quatro portas. Para continuar recebendo solicitações, os motoristas precisam ter feito mais de 100 viagens em outras categorias da plataforma (exceto Uber Moto, Envios e Táxi) e manter a média mínima de avaliação exigida.

A Uber destacou que os critérios de participação priorizarão o espaço interno, o ano e o modelo dos veículos. Para os motoristas que precisarem trocar de carro devido às mudanças, a empresa oferecerá parcerias para aluguel e compra de veículos.

As diferenças entre os modelos aceitos em cada cidade existem porque a Uber afirma adaptar a lista à realidade local, considerando fatores como população, trânsito e contexto de uso da plataforma, o que é essencial para manter os usuários ativos na região.

Ano mínimo do carro para corridas de Uber Black:

  • Volkswagen Virtus: 2026
  • Renault Duster: 2023
  • Volkswagen Nivus: 2023
  • Honda City: 2023
  • Demais modelos: 2019 (São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Vitória, Fortaleza, Goiânia); 2018 (Belo Horizonte, Recife, Salvador, Campinas); 2017 (Rio de Janeiro)

Modelos que não serão mais aceitos, independentemente do ano de fabricação:

  • Renault Kardian
  • Citroën Basalt
  • Chery Tiggo 3x
  • Peugeot E-2008
  • Chery Tiggo 3
  • Hyundai Kona Hybrid
  • JAC J3 Turin
  • JAC iEV 40
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário