Uber permitirá que motoristas façam ‘bicos’ de IA em seu aplicativo

Projeto-piloto garante pequena renda extra ao condutor, que poderá utilizar o app da Uber para treinar modelos de inteligência artificial

mão de pessoa boa clicando em celular acom logotipo da Uber afixado em painel de carro lista de carros Uber Black Uber Comfort 2025
O programa de tarefas de IA da Uber permite que motoristas e entregadores ganhem dinheiro sem estar em corridas (Foto: Uber | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 17/10/2025 às 11h00

A Uber anunciou uma nova forma de motoristas ganharem dinheiro em seu aplicativo — mesmo quando não estão trabalhando. A novidade envolve microtarefas de validação de inteligência artificial, que exige um humano para conferir se o resultado da IA está correto.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

O programa permitirá que motoristas aceitem pequenas tarefas pelo próprio aplicativo da Uber, bem parecido com microtarefas oferecidas em plataformas como a Amazon Mechanical Turk e o Upwork.

VEJA TAMBÉM:

O novo programa de tarefas de Inteligência Artificial

Essas tarefas não estão relacionadas a projetos de veículos autônomos, segundo a empresa, mas sim ao desenvolvimento de IA em geral.

Entre as atividades no programa, há o carregamento de fotos específicas para treinar modelos de reconhecimento de imagens. Outras atividades incluem gravar áudios falando diferentes idiomas e sotaques para aprimorar os sistemas de reconhecimento de voz do aplicativo. A questão do pagamento será variável de acordo com a complexidade de cada atividade.

Além disso, a Uber informará o valor de cada atividade antes que o motorista aceite a tarefa, garantindo mais transparência no processo. O projeto já está em fases de testes na Índia e deve ir se expandindo gradualmente nos EUA.

Outras novidades

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, anunciou a novidade durante a conferência Only on Uber 2025. Segundo ele, diversas sessões de feedback com colaboradores resultaram na decisão.

“A Uber realizou mais de 60 sessões de equipe com mais de 100 membros da equipe da Uber, reunindo centenas de horas de feedback sobre tudo, desde o design do produto até mudanças de política”, disse o CEO.

A Uber anunciou também que expandirá o recurso de preferência por passageiras mulheres para cidades como Baltimore, Seattle e Washington, DC. Agora, os motoristas também poderão evitar corridas com passageiros de notas muito baixas e se uma corrida durar mais que cinco minutos além do tempo estimado, o motorista receberá uma compensação adicional.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário