1 a cada 5 carros elétricos europeus é fabricado na China

Os números de crescimentos do últimos meses destaca que a chegada de orientais praticamente dobrou no continente

BYD Dolphin Plus - Afterglow Pink
As estatística superam as vendas de modelos locais (Foto: BYD | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 02/04/2024 às 08h02

Que a China já está com os dois pés no mercado automobilístico nós já sabemos, mas que ela realmente está tomando o lugar das marcas clássicas ainda pode soar um pouco assustador. Segundo dados da Jato Dynamics e reportado pelo Carscoop, o número de carros elétricos chineses que circulam na Europa deu um salto no início de 2024. Um a cada cinco automóveis do velho mundo é feito na China.

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Entre os meses de janeiro e fevereiro, os registros de carros elétricos fabricados na China e que circulam na Europa cresceram 43% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa tendência se destaca em meio ao aumento de apenas 10% no mercado automobilístico europeu em fevereiro – uma crescente significativa, mas ofuscada pelos números dos carros chineses.

Embora a estatística de um em cinco carros elétricos vendidos na China seja surpreendente, uma análise mais profunda dos números revela um aumento ainda mais substancial. Os registros de carros chineses na Europa aumentaram 45% em fevereiro deste ano em comparação com fevereiro de 2023, enquanto o crescimento de janeiro a fevereiro foi de 43%.

  • A Jato Dynamics ainda observa que os carros chineses superaram as vendas dos carros fabricados na Itália, Coreia, Marrocos e Roménia. Isso sugere uma mudança significativa no mercado, embora analistas apontem que as montadoras ocidentais ainda têm espaço para competir.

O crescimento é parcialmente explicado pelas medidas tomadas por alguns fabricantes chinesas de matéria prima, para acelerar as importações antes da decisão da União Europeia sobre a investigação anti-subsídios”, afirma Felipe Munoz, Analista Global da Jato Dynamics. “O aumento das tarifas poderia abrandar o crescimento destes fabricantes chines, mas como efeito de arrastamento também poderia levá-los a acelerar as suas entregas para a Europa.”

Esta menção diz respeito à distribuição das vendas de carros elétricos fabricados na China para a Europa. Cerca de 44% desses veículos foram registrados por marcas ocidentais como Tesla, Volvo e Dacia, enquanto outros 40% correspondem às vendas da MG, que, assim como a Volvo, têm propriedade chinesa, mas são frequentemente percebidos pelos consumidores como empresas europeias. Excluindo esses casos, restam apenas 16% das vendas de carros fabricados na China associadas a marcas chinesas verdadeiras.

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