A NHTSA investiga mais de 17 mil vans Rivian após relatos de que o cabo de aço do cinto de segurança ter se partido
A NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA) abriu uma investigação sobre mais de 17 mil vans elétricas Rivian EDV, dos modelos 2022 e 2023. O motivo da investigação se dá por relatos de que os cintos de segurança do motorista possa falhar. Alguns proprietários afirmaram que o cabo de aço do cinto se desgasta, se desfaz ou até mesmo quebra, deixando o motorista sem proteção em casos de acidente.
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O cinto de segurança é a primeira linha de defesa em uma colisão. Caso ele falhe, o risco de lesões graves ou fatais aumenta consideravelmente. Por este motivo, a NHTSA classificou o problema da investigação como um “risco irracional à segurança”. Eles vão analisar:
Até o momento, não houve registros de mortes ou feridos ligados a esse problema. Entretanto, o número de relatos do erro já é o suficiente para acender o alerta das autoridades norte-americanas.
A Amazon, que encomendou 100 mil unidades até 2030, inicialmente fez as vans Rivian, e elas são chamadas de EDV (Electric Delivery Van). Em novembro de 2023, a empresa passou a vender para outras companhias, sob o nome de ECV (Electric Commercial Van).
O problema nos cintos de segurança levanta questionamentos sobre a qualidade de montagem e a durabilidade dos componentes da van elétrica. A investigação da NHTSA abre questionamento sobre a qualidade do veículo. Afinal, o cinto de segurança é um equipamento fundamental e consolidado há décadas. Se o cinto, que um equipamento simples, não funciona corretamente, o que esperar do resto?
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