A GM e a NASA se uniram em um projeto para criar um novo veículo lunar com a tecnologia de motores do Hummer EV
A NASA, através do programa Artemis, está se preparando para a primeira exploração tripulada na Lua em mais de 50 anos. Para que essa missão seja viável, um novo Veículo de Terreno Lunar (LTV) será necessário, e a General Motors está trabalhando junto da Lunar Outpost para desenvolvê-lo. O Eagle LTV é um protótipo de veículo lunar que sai das tecnologias criadas para o Hummer EV.
VEJA TAMBÉM:
O Eagle LTV usa as mesmas baterias NCMA (Níquel-Cobalto-Manganês-Alumínio) de íons de lítio do Hummer EV. Elas oferecem alta densidade de energia, ampla faixa de temperatura operacional e uma vida útil prolongada, características essenciais para suportar as temperaturas extremas da Lua.
A expectativa é que o veículo lunar tenha uma vida útil de 10 anos e percorra até 30 mil km. Essa distância é quase mil vezes maior que os ativos rovers Apollo. O Eagle LTV adota o conceito de motores independentes em cada roda, inspirado no Hummer EV e em seu modo Crab Walk (movimento lateral para escapar de obstáculos).
Isso ajuda na manobrabilidade em terrenos irregulares e evita atolamentos. O Eagle LTV também herdou recursos como o controle de tração, ABS e vetorização de torque do Hummer EV, tudo para garantir estabilidade e segurança. O protótipo será exibido ao público na Feira Estadual do Texas, em Dallas, ao lado de um GMC Hummer EV.
Dirigir em um terreno como a Lua apresenta dificuldades únicas, como a gravidade seis vezes menor que na Terra, o que torna os veículos mais instáveis. Além de ter um terreno totalmente hostil, com poeira, rochas e seixos soltos. A GM utiliza simuladores avançados para testar o comportamento do Eagle em condições lunares, para reduzir os riscos na vida real. Os astronautas da NASA já testaram o protótipo virtualmente.
A General Motors e a Lunar Outpost projetaram o Eagle LTV para operar autonomamente durante grande parte de sua vida útil, mapeando áreas, transportando equipamentos e conduzindo experimentos. O sistema de radar e câmeras de alta resolução garantem que ele navegue e colete dados mesmo sem tripulação a bordo. A ideia é que a NASA consiga usar o veículo para explorar o polo sul lunar, onde se acredita existir gelo de água, um recurso crucial para futuras missões.
O projeto simboliza o retorno da NASA em explorações tripuladas para a Lua, e também demonstra como as tecnologias avançadas são fundamentais para esse projeto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Só falta o teste de campo, na própria Lua.
E manda o Trump prá la, como o piloto de teste.