Mesmo com vendas em baixa Toyota segue sendo a maior

Toyota segue na liderança do ranking das mais marcas mais vendidas do mundo, seguida pela Volkswagen que ficou logo atrás da japonesa

Toyota COROLLA CROSS 2025
Vendas totais da Toyota caíram 4,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior (Foto: Toyota | Divulgação )
Por Pedro Januzzi
Publicado em 01/08/2024 às 08h02

A Toyota divulgou os resultados de suas atividades no primeiro semestre de 2024. De acordo com cálculos da Kyodo, a empresa vendeu 5,16 milhões de veículos, garantindo seu título de maior montadora do mundo pelo quinto ano consecutivo, apesar de uma queda nas vendas devido a uma série de escândalos. A Volkswagen ficou em segundo lugar, também enfrentando uma redução nas vendas.

VEJA TAMBÉM:

Toyota segue na liderança

As vendas totais da Toyota caíram 4,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a produção sofreu uma queda de 9,8%, totalizando 5,07 milhões de veículos. Em 2024, a empresa enfrentou vários escândalos, incluindo a revelação de manipulação de resultados de testes, o que resultou na suspensão temporária da produção.

Esse último fator contribuiu para uma queda de 32% nas vendas no mercado interno, principalmente devido à Daihatsu, que faz parte do grupo Toyota. Além disso, a empresa está perdendo terreno no mercado chinês, onde enfrenta forte concorrência dos fabricantes locais, resultando em uma queda de cerca de 11% na popularidade das marcas Toyota e Lexus. Por outro lado, a demanda por essas marcas está crescendo na América do Norte e na Europa.

A Volkswagen vendeu 4,35 milhões de veículos no primeiro semestre de 2024, uma leve queda em comparação com os 4,37 milhões vendidos em 2023. Ainda não foi confirmado quem ficou com a terceira posição no ranking global, mas é provável que a General Motors ou a Stellantis estejam disputando esse lugar.

Recentemente, também foram divulgados os resultados de uma competição de seis meses entre as marcas dos “Três Grandes Alemães”. De acordo com a Reuters, a BMW saiu vitoriosa, vendendo quase 1,1 milhão de carros, impulsionada principalmente pelo aumento de um terço na demanda por veículos elétricos. A Mercedes-Benz ficou em segundo, com 960 mil unidades vendidas, seguida pela Audi, que vendeu apenas 833 mil carros.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário