Carteira Digital de Trânsito já registrou mais de 110 mil vendas de veículos no Brasil

Disponível em quase todo o Brasil, função da Carteira Digital de Trânsito dispensa a ida em cartórios para reconhecimento de firma

homem segura chave do carro e celular com aplicativo carteira digital de transito aberto
Funcionalidade ainda não está disponível em alguns estados (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Bernardo Castro
Publicado em 28/12/2022 às 12h02

Desde março deste ano o app da Carteira Digital de Trânsito permite o usuário a realizar transações de compra e venda dos veículos praticamente sem precisar sair de casa.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Chamada de “Venda Digital”, a função já conta com mais de 110 mil negócios realizados. Na maioria dos casos, não foi preciso fazer o reconhecimento de firma no cartório, pois a própria Carteira Digital de Trânsito realizou a validação das identidades do comprador e do vendedor.

VEJA TAMBÉM:

A plataforma, no entanto, ainda não dispensa a necessidade de comparecer ao Detran do seu estado para fazer a transferência de propriedade, já que a legislação exige o procedimento de vistoria do veículo.

A tecnologia é uma iniciativa conjunta entre Serpro, Ministério da Infraestrutura (MInfra) e Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

E, por enquanto, está disponível apenas nos seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, e Sergipe.

Como fazer a transferência pela Carteira Digital de Trânsito

Com o app aberto, o vendedor indica o CPF do comprador e manifesta a intenção de venda. O Detran de registro recebe a notificação e permite a geração da ATPVe (Autorização para Transferência da Propriedade do Veículo), que aparece na CDT e é assinado eletronicamente por ambas as partes.

A transação é segura, já que exige a autenticação no gov.br e biometria facial para a assinatura digital. Também não há impedimentos de que o usuário siga o processo tradicional, imprimindo a ATPVe e levando a um cartório para assinatura de próprio punho com reconhecimento de firma.

A Venda Digital está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e.

Ao todo, mais de 27 milhões de pessoas possuem documentos emitidos a partir desta data.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário