Com 32 votos favoráveis, vereadores aprovam em definitivo a revogação do título que associava Belo Horizonte ao “grau”
Nesta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou o Projeto de Lei 236/2025. A PL revoga a norma que havia concedido à cidade, em 2022, o título de capital do Esporte Wheeling, popularmente conhecido como “grau”.
A proposta, de autoria do vereador Sargento Jalyson (PL), recebeu 32 votos favoráveis e 8 contrários, e segue agora para sanção ou veto do prefeito de Belo Horizonte.
VEJA TAMBÉM:
O “grau” consiste em manobras e acrobacias com motocicletas, geralmente em apenas uma roda. Para Jalyson, a prática, quando realizada em vias públicas, representa risco à vida de praticantes e pedestres, além de causar acidentes que sobrecarregam o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Vereador afirma que, após a sanção da lei que concedeu o título, aumentaram os registros de “rolezinhos do grau”, conhecido também como encontros de motociclistas para manobras em locais não autorizados.
O projeto reforça que o Código de Trânsito classifica a manobra em via pública como infração gravíssima e mantém essa definição.
Apesar de o wheeling ser reconhecido como modalidade esportiva pela Confederação Brasileira de Motociclismo, com eventos licenciados e competições, a revogação procura dissociar a imagem da capital mineira de práticas ilegais.
Na mesma reunião, o plenário também aprovou, em primeiro turno e por unanimidade, o Projeto de Lei 87/2025, de autoria do Executivo, que reclassifica a Rua Borges, no bairro Indaiá, região da Pampulha, como via de caráter misto, permitindo a regularização de atividades comerciais na região.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |