Viaduto Papa Francisco é inaugurado para ajudar católicos no interior de SP

Viaduto que homenageia líder religioso é inaugurado em Aparecida (SP) pouco antes da maior data religiosa do Brasil

Viaduto papa francisco em aparecida do norte sp
Estrutura de R$ 79 milhões elimina cruzamento com a linha férrea e melhora a mobilidade em período de grande fluxo de romeiros (Foto: Marcio Ferreira - MT)
Por Júlia Haddad
Publicado em 01/10/2025 às 09h00

Os fiéis que visitarem a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida terão mais segurança no acesso ao santuário. Isso graças ao novo viaduto Papa Francisco, inaugurado na semana passada na cidade paulista.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

O novo viaduto custou R$ 79 milhões e elimina o cruzamento em nível entre veículos e trens e que, desde 2004, registrou 30 acidentes. A obra foi custeada pela MRS Logística, a concessionária responsável pela malha ferroviária da região.

VEJA TAMBÉM:

Homenagem ao Papa

A escolha do Papa Francisco como homenageado ocorreu, principalmente, pela presença católica em Aparecida. O batismo, entretanto, precisou ser aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula.

Segundo o deputado federal Antonio Brito (PSD-RJ), autor da proposta, a escolha “perpetua a memória de um líder que inspira milhões de pessoas com sua mensagem de esperança, inclusão e amor ao próximo, valores que dialogam profundamente com a missão do Santuário”.

O viaduto

Após dois meses de testes operacionais, as autoridades liberaram a estrutura para o tráfego. Pedestres, romeiros e turistas fazem a travessia pela passarela já existente, enquanto os veículos passam pelo novo viaduto.

Em apenas sete meses, 180 trabalhadores concluíram a obra e a entregaram a tempo das celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, quando cerca de 150 mil peregrinos visitam o Santuário Nacional.

Segundo políticos, a obra também servirá para distribuir melhor o trânsito entre as estradas que acessam Aparecida. Entre elas, há a Via Dutra (BR-116) e a BR-488 — a menor rodovia federal do Brasil, com 6 km de extensão.

“Não é só uma obra para os aparecidenses, mas para todo o Brasil, já que recebemos visitantes de todos os estados”, afirmou o prefeito de Aparecida, José Luiz Rodrigues, em cerimônia com participação do Ministro dos Transportes, Renan Filho.

Com o aumento esperado no fluxo de veículos e romeiros, a RioSP, concessionária da Via Dutra, colocou em prática o programa Romaria Segura 2025. Entre as medidas estão tendas de apoio em pontos estratégicos, distribuição de coletes e faixas refletivas, ações de conscientização em postos de serviço e praças de pedágio, além de orientações sobre trajetos mais seguros.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário