Bateria carro elétrico pode ser prolongada com produto de higiene bucal
Equipe de pesquisadores descobriram que o flúor, o mesmo utilizado na limpeza dos dentes, pode ser benéfico para a bateria do carro elétrico
Equipe de pesquisadores descobriram que o flúor, o mesmo utilizado na limpeza dos dentes, pode ser benéfico para a bateria do carro elétrico
Um dos grandes problemas do carro elétrico atualmente, é, além da autonomia de uma carga completa, é a vida útil da bateria, que geralmente as montadoras oferecem uma garantia de oito anos. No entanto, pesquisadores podem ter descoberto uma maneira de aumentar a durabilidade desses componentes.
À medida que essas baterias carregam e descarregam, o desempenho e a densidade energética ficam piores – em alguns casos, já é possível notar a diferença em menos de 100 ciclos.
VEJA TAMBÉM:
No entanto, pesquisadores da divisão de Ciências Químicas e Engenharia do Laboratório Nacional de Argonne encontraram uma forma de utilizar o flúor – o mesmo que se usa para a higiene bucal – para ajudar a bateria do carro elétrico a durar mais tempo.
As baterias possuem um eletrodo negativo, chamado de ânodo, feito de lítio. Neles, os íons de lítio se movem entre o ânodo e cátodo através de um líquido eletrolítico. Esses eletrólitos são compostos por solventes e sais que contêm lídio, mas isso não forma uma camada protetora suficiente no ânodo, o que causa a rápida degradação.
A equipe de pesquisa então mudou o líquido eletrolítico para um contendo onde componentes fluoretados são carregados negativamente (ânion) e positivamente (cátion). Isso ajuda a proteger o funcionamento interno da bateria, fazendo com que ela dure muito mais tempo.
A principal diferença em nosso novo eletrólito é a substituição de átomos de hidrogênio por flúor na estrutura em forma de anel da parte catiônica do líquido iônico. Isso fez toda a diferença na manutenção do alto desempenho por centenas de ciclos em uma célula de metal de lítio de teste”, disse Zhengcheng Zhang, líder da pesquisa.
Usando um microscópio eletrônico de alta resolução , a equipe conseguiu ajustar as proporções para criar uma camada protetora com qualidades ideais. O líquido ainda é fácil e barato de fabricar, o que pode acabar, futuramente, impulsionando o mercado de carros elétricos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Gostaria de saber qual o meu prejuízo com a bateria do carro elétrico após os 8 anos da garantia do fabricante.