[Vídeo] Tesla enfrenta Benetton F1, quem será o vencedor?
O Tesla Model S 100D possuí dois motores elétricos com torque instantâneo e enfrenta um carro de Fórmula 1 em uma série de testes
O Tesla Model S 100D possuí dois motores elétricos com torque instantâneo e enfrenta um carro de Fórmula 1 em uma série de testes
Motores elétricos entregam todo seu torque de forma imediata. O resultado disso são acelerações fortes e surpreendentes dependendo do carro. A Tesla vem usando a aceleração como argumento de venda de seus carros desde o lançamento da marca.
O canal Driven Media decidiu fazer a comparação mais extrema para a aceleração de um Tesla: colocou um Model S P100D em uma pista de arrancada ao lado de um Benetton de Fórmula 1. Apesar do Tesla pular na frente quando arranca, devido ao torque e tração integral, o F1 dispara na frente e venceu a corrida.
VEJA TAMBÉM:
Além da clássica arranca de 402 metros, foram realizados também uma arrancada com largada em movimento, um teste de aceleração até 160 km/h e frenagem até a imobilidade e por fim um teste do alce.
O Benetton com seu motor V10 aspirado de 777 cv e cambio sequencial não foi feito para fazer acelerações fortes saindo da imobilidade. Isso pode ser visto no vídeo em todas as largadas. Mas quando está em movimento a potência do motor coloca o Tesla em seu lugar.
No teste do alce que o F1 sentou mais dificuldades, mas ainda assim se saiu melhor que o Tesla. O monoposto fez o teste a uma velocidade de 130 km/h contra 120 km/h do sedã elétrico. O piloto sentou o Benetton saindo de frente e explicou que o desempenho poderia ser melhor se os pneus estivessem devidamente aquecidos.
No final o resultado foi um pouco obvio, já que um dos carros é um protótipo de competição e o outro é um sedã para usar civilizadamente. Mas fica o aprendizado sobre como funciona o torque instantâneo dos elétricos em arrancadas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Caramba, o Tesla andou junto do F1, ainda saiu na frente… Agora imagine… a segunda versão do Modelo S que virá provavelmente ainda mais forte…
Lembrando q esse é um Fórmula 1 de praticamente 20 anos atrás. O carro de fórmula 1 SEMPRE vai andar mais q um carro de passeio normal.