Polêmica com sistema de Vistoria por IA mostra que tecnologia sem diálogo pode gerar mais problemas do que soluções para gigante das locadoras
A empresa de aluguel de carros Hertz vem enfrentando críticas a respeito de um novo sistema de inteligência artificial para detecção de danos em seus veículos. Clientes acusam a IA de identificar danos quase imperceptíveis, o que resulta em cobranças indevidas, mesmo sendo projetada para tornar o processo mais objetivo e justo.
A Hertz implementou um sistema de escaneamento com IA que promete detectar automaticamente danos visuais, definidos como arranhões ou amassados superiores a 2,5 cm. Além disso, a empresa afirma que 97% dos veículos escaneados não apresentam danos faturáveis.
Entretanto, relatos online apontam o contrário, com exemplos de danos “menores que uma moeda de um centavo” sendo cobrados. Os clientes relatam dificuldades em contestar as cobranças, principalmente por causa da impossibilidade de falar com um atendente humano. Assistentes automáticos realizam o atendimento, o que frustra os consumidores.
No Reddit, postagens mostram a insatisfação generalizada entre os consumidores. Relatos contam de multas em torno de US$ 180 (quase mil reais), mesmo quando os danos são mínimos.
$350USD for ding smaller than penny. DO NOT RENT HERTZ
byu/paninimeanie inHertzRentals
Apesar de a Hertz alegar que humanos analisam os casos mais complexos, a comunicação falha e o excesso de confiança na IA estão prejudicando a imagem da empresa. Para alguns usuários, a única forma de obter retorno efetivo foi buscar contato via redes sociais, depois de inúmeras tentativas frustradas nos canais tradicionais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |