Airbag Takata faz mais uma vítima no Brasil
Eurides foi atingido no pescoço por um estilhaço do airbag. Mais de 30 mil Honda estão em recall há décadas e nem todos foram levados para manutenção
Eurides foi atingido no pescoço por um estilhaço do airbag. Mais de 30 mil Honda estão em recall há décadas e nem todos foram levados para manutenção
Um motorista veio a óbito após colidir com outro veículo, em Rio Verde (GO), na última quinta-feira (12). O causador foi o já conhecido do setor automobilístico, airbag Takata, que por uma falha de engenharia mais ameaça o condutor do que o protege. As imagens do acidente foram registradas por câmeras locais que mostram o exato momento do ocorrido.
VEJA TAMBÉM:
Como mostra o vídeo divulgado pela TV Anhanguera, o veículo vermelho avança uma parada obrigatória e bloqueia o carro prata de Eurides Ferreira Lopes Júnior, que não consegue desviar e atinge o inprudente.
À primeira vista, as imagens parecem trazer um acidente simples de baixo impacto. Porém a colisão foi suficiente para acionar o airbag do Honda Civic conduzido por Eurides, que veio a óbito logo em seguida.
Até o momento as investigações apontam que um estilhaço do airbag tenha sido o causador da morte do motorista, já que logo após o acidente um fragmento (aparentemente ejetado pelo airbag) do tamanho do ferimento que eurides tinha no pescoço, foi encontrado ao lado dele.
Ao que tudo indica este é o famoso e fatal airbag da falecida Takara, uma fabricante japonesa do dispositivo de segurança.
Por falhas na engenharia, quando acionado, este airbag, ao invés de simplesmente proteger o motorista, lança fragmentos metálicos oriundos do seu dispositivo deflagrado (responsável pela expansão do airbag) em direção ao motorista, expondo gravemente a feridas cortantes e até a morte.
Várias fabricantes de automóveis utilizam do airbag Takata durante as primeiras décadas dos anos 2000, porém as fatalidades começaram a acontecer e rapidamente vários pedidos urgentes de recall foram emitidos mundo afora.
A Honda, fabricante do modelo do Sr. Eurides é uma delas. Vários comunicados e chamamentos foram realizados pela marca desde então. No próprio site da fabricante há várias informações que podem orientar o motorista a esta manutenção gratuita é essencial.
Ainda segundo a mídia local, a peça que atingiu o pescoço de Eurides passará por uma perícia e dentro de 30 dias um relatório será enviado para a Polícia Civil, que deve investigar o caso.
O caso dos airbags da Takata desencadeou a maior campanha de recalls da história. Em todo o mundo mais de 100 milhões de carros foram impactados. Ao todo, mais de 40 pessoas morreram devido ao agravamento dos ferimentos provocados por estilhaços do recipiente que abriga as bolsas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |