Airbag Takata faz mais uma vítima no Brasil
Eurides foi atingido no pescoço por um estilhaço do airbag. Mais de 30 mil Honda estão em recall há décadas e nem todos foram levados para manutenção
Eurides foi atingido no pescoço por um estilhaço do airbag. Mais de 30 mil Honda estão em recall há décadas e nem todos foram levados para manutenção
Um motorista veio a óbito após colidir com outro veículo, em Rio Verde (GO), na última quinta-feira (12). O causador foi o já conhecido do setor automobilístico, airbag Takata, que por uma falha de engenharia mais ameaça o condutor do que o protege. As imagens do acidente foram registradas por câmeras locais que mostram o exato momento do ocorrido.
VEJA TAMBÉM:
Como mostra o vídeo divulgado pela TV Anhanguera, o veículo vermelho avança uma parada obrigatória e bloqueia o carro prata de Eurides Ferreira Lopes Júnior, que não consegue desviar e atinge o inprudente.
À primeira vista, as imagens parecem trazer um acidente simples de baixo impacto. Porém a colisão foi suficiente para acionar o airbag do Honda Civic conduzido por Eurides, que veio a óbito logo em seguida.
Até o momento as investigações apontam que um estilhaço do airbag tenha sido o causador da morte do motorista, já que logo após o acidente um fragmento (aparentemente ejetado pelo airbag) do tamanho do ferimento que eurides tinha no pescoço, foi encontrado ao lado dele.
Ao que tudo indica este é o famoso e fatal airbag da falecida Takara, uma fabricante japonesa do dispositivo de segurança.
Por falhas na engenharia, quando acionado, este airbag, ao invés de simplesmente proteger o motorista, lança fragmentos metálicos oriundos do seu dispositivo deflagrado (responsável pela expansão do airbag) em direção ao motorista, expondo gravemente a feridas cortantes e até a morte.
Várias fabricantes de automóveis utilizam do airbag Takata durante as primeiras décadas dos anos 2000, porém as fatalidades começaram a acontecer e rapidamente vários pedidos urgentes de recall foram emitidos mundo afora.
A Honda, fabricante do modelo do Sr. Eurides é uma delas. Vários comunicados e chamamentos foram realizados pela marca desde então. No próprio site da fabricante há várias informações que podem orientar o motorista a esta manutenção gratuita é essencial.
O caso dos airbags da Takata desencadeou a maior campanha de recalls da história. Em todo o mundo mais de 100 milhões de carros foram impactados. Ao todo, mais de 40 pessoas morreram devido ao agravamento dos ferimentos provocados por estilhaços do recipiente que abriga as bolsas.
No Brasil, 943 mil veículos foram fabricados com os airbags da Takata (1.611.187 milhões de insufladores de airbags Takata a serem substituídos, considerando o lado do motorista e/ou passageiro). Desse total, 861.617 veículos já foram submetidos ao conserto, com 1.408.017 insufladores de airbags Takata já reparados. Adicionalmente, foram identificados 72.876 insufladores em veículos já sucateados, fora de circulação e temporariamente indisponíveis para reparo, como veículos furtados e roubados, o que totaliza um índice de atendimento de 91,91%.
Ainda existem 81.383 automóveis que permanecem com recall do airbag Takata pendente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
E onde se encontra a lista dos veículos envolvidos? Muitas matérias mencionam essa questão da Nakata, mas nunca encontro a informação completa sobre como saber se meu carro (Nissan Xterra 2004) está na lista…
Tem q suspender a circulação destes carros. Tem q bolar algo para q o proprietário s3ja obrigado a fazer o recall
Pior que já tem, quem não faz o recall obrigatório não consegue renovar o licenciamento anual… mesmo assim diversos carros estão sem o recall… acredite, tem muito carro com documento atrasado e que o motorista nem liga… tem gente que acha que é golpe… prq a gente da concessionária vai nas cidades pequenas trocar sem custo… a gente sai caçando veiculos pra ver se tem recall pendente, a gente consulta pela placa no site… se tiver recall, a gente avisa o motorista, que a troca é sem custo, e que envolve a segurança dele…. mas muitos não aceitam… e a gente não pode obrigar…. te falo isso pois trabalho em uma Concessionária Toyota, que tem muitos veiculos pendentes de recall… infelizmente.
Então se por ex eu comprar um veículo e desconfiar posso levar na concessionária q vcs checam? Desculpe a pergunta mas é q não sei…
Lamentável. Uma coisa me preocupa: se já foram emitidos pela Honda comunicados de recall, porque os veículos que não fizeram continuam tendo suas licenças em dia? Pelo visto está tudo errado nessa situação. O Air bag que mata, o recall que não é feito e as autoridades que não fiscalizam os proprietários que não fazem o recall, se realmente a Honda convocou para tal.