Airbag Takata faz mais uma vítima no Brasil

Eurides foi atingido no pescoço por um estilhaço do airbag. Mais de 30 mil Honda estão em recall há décadas e nem todos foram levados para manutenção

Mais uma vítima do airbag mortal da takata no Brasil
O Honda Civic desparrou o sistema de segurança mesmo em baixa velocidades (Foto: Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 17/12/2024 às 17h00
Atualizado em 18/12/2024 às 12h21

Um motorista veio a óbito após colidir com outro veículo, em Rio Verde (GO), na última quinta-feira (12). O causador foi o já conhecido do setor automobilístico, airbag Takata, que por uma falha de engenharia mais ameaça o condutor do que o protege. As imagens do acidente foram registradas por câmeras locais que mostram o exato momento do ocorrido.

VEJA TAMBÉM:

Como mostra o vídeo divulgado pela TV Anhanguera, o veículo vermelho avança uma parada obrigatória e bloqueia o carro prata de Eurides Ferreira Lopes Júnior, que não consegue desviar e atinge o inprudente.

À primeira vista, as imagens parecem trazer um acidente simples de baixo impacto. Porém a colisão foi suficiente para acionar o airbag do Honda Civic conduzido por Eurides, que veio a óbito logo em seguida.

Até o momento as investigações apontam que um estilhaço do airbag tenha sido o causador da morte do motorista, já que logo após o acidente um fragmento (aparentemente ejetado pelo airbag) do tamanho do ferimento que eurides tinha no pescoço, foi encontrado ao lado dele.

Ao que tudo indica este é o famoso e fatal airbag da falecida Takara, uma fabricante japonesa do dispositivo de segurança.

Por falhas na engenharia, quando acionado, este airbag, ao invés de simplesmente proteger o motorista, lança fragmentos metálicos oriundos do seu dispositivo deflagrado (responsável pela expansão do airbag) em direção ao motorista, expondo gravemente a feridas cortantes e até a morte.

Várias fabricantes de automóveis utilizam do airbag Takata durante as primeiras décadas dos anos 2000, porém as fatalidades começaram a acontecer e rapidamente vários pedidos urgentes de recall foram emitidos mundo afora.

A Honda, fabricante do modelo do Sr. Eurides é uma delas. Vários comunicados e chamamentos foram realizados pela marca desde então. No próprio site da fabricante há várias informações que podem orientar o motorista a esta manutenção gratuita é essencial.

  • Atualmente as carteiras digitais de trânsito também expõem a situação do veículo e a necessidade de recall.

Ainda segundo a mídia local, a peça que atingiu o pescoço de Eurides passará por uma perícia e dentro de 30 dias um relatório será enviado para a Polícia Civil, que deve investigar o caso.

Airbag “mortal” Takata

O caso dos airbags da Takata desencadeou a maior campanha de recalls da história. Em todo o mundo mais de 100 milhões de carros foram impactados. Ao todo, mais de 40 pessoas morreram devido ao agravamento dos ferimentos provocados por estilhaços do recipiente que abriga as bolsas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário