Piada de 1º de abril da Volkswagen revolta fãs (mais uma vez)
Montadora alemã usa edição especial amada pelo público para uma pegadinha, mas o público queria que fosse sério
Montadora alemã usa edição especial amada pelo público para uma pegadinha, mas o público queria que fosse sério
A Volkswagen é uma marca com um grande privilégio: possui uma base de fãs enorme. Eles funcionam como embaixadores e fazem publicidade gratuita, mas a marca pisou na bola com eles — e feio — em sua piada do 1º de abril.
A piada foi o anúncio de uma versão Harlequin do ID.3, inspirada pelo Golf e pelo Polo dos anos 90. O diferencial seria a pintura eletroluminescente, que já entra na área da loucura do 1º de abril.
VEJA TAMBÉM:
Segundo o portal The Drive, os fãs da Volkswagen ficaram revoltados pois a versão Harlequin do ID.3 seria uma bela homenagem ao que foi feito no passado. Existe uma comunidade dedicada a preservar e registrar os Golf e Polo dessa edição especial.
Esses fãs dizem que a Volkswagen atual está com uma gama sem graça e falta ousadia. A reedição dos modelos Harlequin seria um sopro de diversão na linha de elétricos, além de reconhecer os modelos tão amados dos anos 90.
Ganhar aprovação dos fãs é importante nesse momento. A linha ID da Volkswagen vêm sendo um fracasso em vendas e está trazendo prejuízos para a montadora na Europa, a ponto da produção ter sido paralisada por falta de vendas.
O investimento nos elétricos tirou verba dos modelos tradicionais, como o Golf. A atual geração do hatch médio foi criticada pelos fãs por ser menos refinada que a anterior.
Essa não foi a primeira vez que a Volkswagen pisou na bola com os fãs no 1º de abril. Em 2021 ela anunciou que mudaria seu nome para Voltswagen, para alinha com a dedicação aos elétricos.
O problema é que a assessoria tratou isso como uma mudança séria e anunciou antes do dia da mentira. O que nasceu como piada, virou um problema sério que fez a marca ser investigada.
A edições Harlequin que a Volkswagen fez do Polo e do Golf nos anos 90 nasceram de uma brincadeira. A montadora misturou painéis de carroceria com cores diversas.
O Polo foi o primeiro a receber a edição. Inicialmente foram planejadas 1.000 unidades, mas no final foram feitos 3.800 carros devido a alta demanda.
Já o Golf Harlequin nasceu para ser exposto em evento. Foram feitas quatro unidades, mas o público se interessou. Cerca de 275 unidades foram produzidas para os EUA, Canadá e México.
Um detalhe curioso desses Volkswagen coloridos é que havia quatro padrões nas cores. A cor base era a do monobloco, presente na coluna C, e o padrão dos outros padrões dependia ela.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |