Grupo Volkswagen vai aposentar 60% dos modelos a combustão na Europa até 2030
Grupo Volkswagen quer focar nos veículos da linha premium, que representam maior porcentagem de lucro para o conglomerado
Grupo Volkswagen quer focar nos veículos da linha premium, que representam maior porcentagem de lucro para o conglomerado
O Grupo Volkswagen confirmou que vai aposentar 60% de todos os seus modelos impulsionados a motor a combustão até 2030. A empresa alemã já havia anunciado que estava abandonando os veículos a gasolina para focar na linha de elétricos.
Porém, a nova estratégia não tem relação com o fato de que os carros movidos a gasolina serão proibidos no mercado europeu. A ação do conglomerado tem o objetivo de focar nos modelos de combustão interna que podem gerar mais lucros, ao invés de produzir “N” modelos diferentes em larga escala.
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A medida, no entanto, vai na contramão da estratégia focada em crescimento, que tornou o Grupo Volkswagen a maior montadora do mundo em 2015. Com isso, sua concentração volta-se, principalmente, para os carros premium, que são os mais lucrativos para as montadoras.
A escassez global de chips semicondutores foi um dos motivos que fez a VW seguir esse caminho. Os alemães perceberam que a crescente demanda por carros 0 km permitiu marcas premium como BMW e Mercedes-Benz aumentarem os preços dos seus modelos e bater recorde em lucros no ano passado, apesar da queda no volume de produção.
E o Grupo Volkswagen quer seguir nessa direção. A Audi, por exemplo, já anunciou que vai renovar o segmento premium e vai se afastar dos mais populares, como o A1 e o SUV Q2.
Em conversa com o Financial Times, Arno Antlitz, diretor financeiro da holding, reiterou que o crescimento já não é mais a questão central. O foco é produzir trabalhando na qualidade e nas margens invés de no volume e no market share.
Antlitz também disse que o Grupo Volkswagen não é mais tão dependente do crescimento, pois conseguiu reduzir os custos fixos em 10% antes do previsto.
O conglomerado vai continuar produzindo os elétricos normalmente. Segundo o diretor financeiro, eles não são tão lucrativos quanto os modelos de motor a combustão devido ao aumento significativo da matéria prima. Contudo, ele espera que o conflito na Ucrânia termine em breve e, com isso, o preço do níquel volte a abaixar. Isso reduziria o preço da produção tornando a linha mais lucrativa, e a Volkswagen alcançaria o que deseja.
O AutoPapo já dirigiu o ID,4, modelo elétrico que a VW deve trazer para o Brasil. Veja como foi a experiência:
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