Volkswagen quer banir ‘Fusca’ elétrico feito por chineses
A Volkswagen vai tomar medidas judiciais contra a marca chinesa ORA, responsável por criar a 'cópia' elétrica do icônico Fusca
A Volkswagen vai tomar medidas judiciais contra a marca chinesa ORA, responsável por criar a 'cópia' elétrica do icônico Fusca
A Volkswagen não ficou nada satisfeita com a chinesa ORA, que faz parte do grupo Great Wall Motors: é que a marca apresentou um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos traços do icônico carro da VW.
VEJA TAMBÉM:
Entre os atrativos dessa ‘reencarnação’ do Fusca, estão a carroceria de quatro portas e a motorização elétrica. A marca alemã informou que vai agir judicialmente contra os chineses devido ao design do carro elétrico.
É possível perceber que a ORA se inspirou – para não dizer que copiou descaradamente – os traços do Volkswagen Fusca em seu novo Punk Cat. O capô com design curvo, os faróis arredondados e o desenho da parte traseira, com direito a lanternas ovaladas, remetem ao velho besouro.
O interior do ORA Punk Cat também faz lembrar o Fusca, já que é equipado com um volante de três raios e com instrumentos e mostradores em formato circular. Apesar da pegada retrô, o interior oferece tela de multimídia e console central em balanço.
Mas a criação desse carro com “sensação de máquina do tempo”, como disse a própria ORA, não agradou nem um pouco à Volkswagen…
Ao site Carscoops, o grupo Volkswagen AG disse: “no que diz respeito a quaisquer violações de modelo de utilidade ou de direitos de design da Volkswagen AG, nos reservamos o direito de tomar todas as medidas legais necessárias.”
Lembramos que a Volkswagen encerrou a produção do Fusca (o verdadeiro) em 2019, sem planos para recriá-lo no futuro. O que se sabe é que a VW registrou marca do nome e-Beetle, dando a possibilidade de um retorno do modelo.
Como a Volkswagen pode tomar medidas jurídicas para impedir o ORA Punk Cat?
Em 2018, o site Auto Express perguntou a Oliver Toddman, um advogado especializado em propriedade intelectual e direitos autorais, sobre design de veículos. Ele explicou: “Não existe uma lei internacional de direitos autorais, mas existem acordos internacionais, como a Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas.”
Toddman faz parte do BRIFFA, instituição que reúne advogados especializados sobre a Lei de Propriedade Intelectual, registro dos direitos autorais ou marca comercial de trabalhos originais.
A explicação de Oliver reforça que os países que fazem parte da Convenção de Berna devem reconhecer as leis uns dos outros. Apesar haver variações conforme os lugares, os princípios são os mesmos. Assim, a Volkswagen quer ‘banir’ o clone elétrico de seu Fusca.
No ano passado, os chineses da marca Wey não perderam tempo e ‘clonaram’ o Ford Bronco, cinco dias após o lançamento do SUV da marca norte-americana, em 2020. A Wey também faz parte do grupo Great Wall Motors, o mesmo responsável por ter criado o ‘Fusca’ elétrico.
A marca chinesa Foton Big General apresentou, também no ano passado, uma cópia idêntica da picape Ford F-150 Raptor. Clique aqui e veja mais detalhes dessa ‘invenção chinesa’.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Se não conseguem proteger sequer a sandália Havaiana, tão querendo proteger um modelo (desenho) de um modelo que deixaram de fabricar ??
É ridículo…..
Os chineses estão querendo dominar o mundo está na hora de coloca-los em seus devidos lugares espero ver aliança derrubá-los
Nem achei parecido. kkk
É o famoso “cara de um, focinho do outro”….
Tendo sido o próprio Fusca uma cópia também dos Tatras, mais especificamente do Tatra 97, a VW não tem nada do que reclamar! Aliás a história dele é bem mais obscura, com Hitler invadindo a então Tchecoslováquia e proibindo a produção do original em detrimento da cópia alemã, proibindo eles de expor também no salão de Frankfurt de 38 e ainda suspendendo o processo por plágio que a Tatra moveu contra a VW na época! Ainda bem que eles ganharam depois da guerra, em 1963 a Tatra ganha indenização da VW por plágio em decisão de um tribunal em Frankfurt!! Mas infelizmente na época no pós-guerra a Tatra ficou do lado comunista e nunca mais conseguiu ser a mesma, hoje faz caminhões e a VW então protagonizou a história com seu simpático carrinho. Não entendo criticarem os chineses e defenderem os alemães hoje, se fizeram até pior…
I want one!!
Acho bom que a China fabricou o fusca novamente, se a wv não quer outros possam fabricar, uma pena na ser 100% idêntico.
Na minha opinião a Volkswagen está perdendo tempo e mercado, se eles pegassem o último Fusca Itamar e transformasse o chassis numa grande bateria, e colocar um motor elétrico na traseira, oque já existe um kit vendido nos USA, e fizer o lançamento aqui, ia vender que nem água no deserto.
I agree!!!
Galera estou adorando está invenção dos chineses tenho um fusca lindao que por onde passo tem gente tirando foto tô tirando onda em quanto esse novo não chega.
Por que a Volkswagen não fica com “raivinha” da Fiat que parece clonou o Gol e ainda o nomeou de Argo?
Detalhe:O Gol ainda está em produção.
Pois bem . Acho super inteligente fazer um ‘fusca’ chinês. Pelo simples motivo de que os alemães com toda nova tecnologia não quiseram fazer inovações na plataforma da sua criação. Então nada mais justo de que outro país e digo mais, outra tecnologia muito mais avançada tome as rédeas e aí sim recrie de verdade um ‘carro’.
O desenho do Fusca é quase centenário. Nossa lei de patentes diz que elas deixam de valer após 20 anos do registro. O desenho do Fusca já é domínio público há muito tempo.
Você não pode ser proprietário de uma ideia pra sempre.
E mais esse punk cat se parece tanto um Fusca como o pálio se parece com o Gol.
Tio estas tre
bela !!!!
Hoje em dia os carros já estão quase todos iguais, é uma copiando o modelo da outra,porque os chineses não podem fazer um Fusca que não é Fusca?
Se for assim então não podem fazer camionete porque uma se parece com a outra.
Se o Fusca ficou famoso no mundo do inteiro e a Alemanha o esqueceu, parabéns para a China tentar resgatá-lo. 1×0 China & Alemanha. Os alemães vacilaram feio!
Parece um Porche
Ficou bom, melhor do que a Volkswagen. Pelomenos tiveram coragem de criar o fusca 4 portas. Parabens!
Cada comentário mais idiota e xenofóbico aí em baixo, a China tem uma história milenar riquíssima, sempre foi inovadora, inventou a pólvora, bússola, impressora, entre outras, e vem vocês falar que só copiam, vão estudar cambada de analfabetos!
E se um grupo de feministas reivindicarem o desenho do capô do fusca ou o emblema da BMW?
Como tudo o que os chineses fazem, essa é apenas mais uma cópia e muito mal disfarçada. E também como tudo que os chineses fazem, a qualidade deve ser duvidosa. Mas como os chineses são a bola da vez, e o mundo todo anseia por produtos “bons” e “baratos” essa cópia veio num bom momento. Ainda mais que agora fala-se tanto em mudar a frota em todo mundo de combustão para elétrica não poderia vir em momento mais promissor. Não sei se a China é democrática no sentido de proporcionar à todos os seus habitantes o acesso à riqueza advinda desse Boom de crescimento. Mas que é inegável que a China ganhou o mundo com seus produtos é um fato. Todos de qualidade duvidosa é verdade, e os preços já não são mais tão baratinhos, mas a China conquistou o mundo. Esse fusca elétrico se chegar a ser exportado vai ser mais um desses exemplos de sucesso. Se vier para o Brasil muita gente irá comprá-lo.
Apoio demais, relíquia n tem q ser elétrico
O POVO CHINÊS SAO INTELIGENTES.VAI ONDE O POVO GOSTA,FAZ IGUAL E NAO ESTÃO NEM AI PRA CONVENÇÕES, DIREITOS E OUTRAS TITICAS QUALQUER.O NEGÓCIO DELES É PRODUZIR E VENDER.AFINAL DE CONTAS,SÃO 2,BILHÃO É ,300MILHÕES DE BOCAS PRA ALIMENTAR E ELES TEM QUE SE VIRAR.TE CUIDA LATORRACA,OS OLHINHOS FECHADOS ESTÃO COMENDO PELAS BERADAS. QUANDO ACORDAREM JÁ ERA. TIAU.
Tem carros antigos com designer melhor para copiar. A VW é icônica, apoiou os nazi na Alemanha e os Galochas no Brasil. Só gente de pouco caráter compra seus carros
Se um Tiggo 3 conseguiu apenas uma estrela em crash test, imaginem esse fusca Xing Ling.
Simples se a Volks não conseguiu fazer uma cópia os chineses a fizeram ele elétrico.
Podiam fazer isso com o opala também, hehe
O problema não é a China que produz, mas o público que adora comprar porcarias.
Eu compraria o Punk Cat!
Eles deveriam assumir a Ford que vai fechar e montar uma linha de carros com preços baixos.!!
Ponto para os Chineses. Manda essa alemoada plantar batatas.
Não tem nada haver com o modelo fusca, existem tantos outros carros que foram criados em inspirações de outros modelos e ficou por isso… Palhaçada da VW…. Espero que não consigam….
Me lembro bem da encrenca que o designer Du Oliveira enfrentou por simplesmente ter renderizado releituras do Fusca, que até hoje circulam na internetcomo “É este o novo Fusca 2021/23/24/25/26… Ele sequer fez uma miniatura, apenas desenhou e trabalhou com realidade virtual, mesmo assim a VW tentou processá-lo, só voltou na intenção porque estava ficando muito feio para a imagem dela e até o convidou para visitar as instalações da fábrica.
Se não fosse tão arrogante, entraria em um acordo para co-produzir e utilizar o nome original.
Espero que consigam e façam isso com a Kombi corujinha que chineses estão construindo tbem.
A Volkswagen tinha que ser mais esperta. Ao invés de tentar banir a produção deveria entrar em acordo e fazer uma parceria. Como se trata de uma cópia e a fábrica não tem mais interesse em produzir o Fusca, deveria se associar aí projeto e ganhar um dinheiro. Os chineses com certeza vai produzir o carro, com ou sem autorização. Então é melhor fazer um acordo ao invés de brigar.
Acho q vw está errado, não produz não avança o fusca porém o fusca e um carro ícone, assim como no mercado se n se garante com o produto o concorrente toma de conta simples.
MEU SONHO É TER UM FUSCA,CARRO LINDO!
Eu também kkk
Espero que a Volkswagen volte a produzí-lo. A idéia parece viável e acho que há um nicho de mercado que se interessaria por um modelo elétrico inspirado no antigo Fusca.
Banir Fusca chinês? Francamente, esse Fusca só vai vender mesmo na China pois de tão feio já nasceu banido. Diga-se de passagem, todas as cópias que os chineses fazem de modelos famosos como Land Rover, Mini, Jeeps, são todos um desastre. O dia em que eles começarem a investir em design e inovação e deixarem de lado a imitação e a cópia, vão realmente dominar o mundo. Por enquanto não passam de piratas ricos, e isso engloba toda a indústria de consumíveis, e não apenas de carros. É bem possível que os próprios chineses sejam clonados em laboratório desde antes da ovelha Dolly.
Eu não concordo com você em relação ao Fusca, acho que ficou muito bonito. As outras réplicas eu não sei, mas no caso do Fusca, os chineses usaram um desing novo, não e uma cópia fiel ! Mas cada um tem seu gosto e opinião !
Pra bom entendedor meia palavra basta! É uma cópia escancarada do fusca! Mais como ninguém podem com eles né! FAZER O QUÊ? O DINHEIRO FALA MAIS ALTO!
concordo com o celso, pois hoje o que mais tem são copias de algum modelo com alguns diferenciais, e digo que e bom ter o fusco de volta porque ele foi o carro que mais rodou por aqui.
Evidentemente que é uma cópia
Mas apenas falam dela por se tratar de um fusca
Porque o que não faltam são cópias por aí
Hoje, pelo retrovisor do seu carro, é impossivel vc saber de que carro se trata.
E nessa cópias, tem de todas as marcas, inclusive VW
Então ninguém mais poderá fazer um carro com capô e traseira arrendodados?
Então, qq carrinho com a frente quadrada e tampa de porta-mala em angulo de 45º pode ser um clone do 147