Volkswagen quer acabar com a alavanca de seta e jogar tudo no volante

O fabricante justifica que isso é mais seguro, pois o motorista não tiraria a mão do volante, mas na prática vai reduzir os custo de produção

volkswagen id 3 1st detalhe volante
Os botões são adaptativas e ficariam no aro superior do volante (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 13/07/2023 às 17h32

Alguma vez você estava dirigindo e pensou “usar a alavanca de seta é muito fácil, deveria ser mais complicado”? Parece que os projetistas da Volkswagen estão com esse pensamento, pois registraram uma patente onde esse comando foi realocado para o aro do volante junto de outros comandos.

Segundo o portal Carbuzz, que encontrou o registro da patente na Alemanha, os botões ficam na parte interna do aro do volante. Eles podem ser físicos ou do tipo háptico, que a marca já usa nos comandos do ar-condicionado.

VEJA TAMBÉM:

Essa mudança está de acordo com a nova tendência da Volkswagen de produzir interiores minimalistas. Um exemplo está nos elétricos da família ID, que trazem apenas dois comandos para o vidro elétrico na porta do motorista e para abaixar os traseiro é preciso selecioná-los através de um botão.

  • A Volkswagen também incluiu outros comandos que ficam em alavancas atrás do volante nessa patente.
  • Um deles é o farol. Pressionando o botão correspondente irá aparecer funções relacionadas, como a luz de neblina, o farol alto, etc.
  • Comandos da central multimídia também poderão ir para o aro do volante de acordo com a patente registrada pela Volkswagen.
  • O fabricante justifica isso com a segurança, alegando que o motorista não precisa tirar as mãos do volante para acionar os comandos.
  • Esses comandos são adaptativos, portanto o mesmo volante serviria em diversos modelos e cada um poderia ter funções diferentes.
  • A Ferrari e a Tesla já colocaram comandos de seta, faróis e limpador de para-brisa no volante, porém utilizam botões dedicados e fora do aro.
  • Com isso a Volkswagen não teria que fazer botões diferentes para cada carro ou nível de acabamento, simplificando a produção.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Victor Hugo P.C. 16 de julho de 2023

Botão no volante foi a pior ideia já inventada. Só servem para esbarrar neles quando se fazem manobras e não acertar eles enquanto está esterçando a direção.

Avatar
Elias 14 de julho de 2023

Não deveria ser só a alavanca para setas, mas também as para acionar o limpador do parabrisas.

Avatar
Edgar 14 de julho de 2023

Seta, pra que seta? Ninguem mais usa mesmo, deixa de fora logo, economiza uma grana ainda na produção… Ninguem nem fiscaliza mais se nao utilizar

Avatar
HELENO DE ALMEIDA PINTO 14 de julho de 2023

Bobagem. Os “motoristas” não costumam dar seta. Se a VW quer agradar é só colocar um display de celular no volante para o cara ficar digitando mensagem. Isso é odioso!! 🙂

Avatar
Marcelo 14 de julho de 2023

Poderia ser conjugado com o GPS, assim quando configurar rota nem precisaria de acionar botões de seta.

Avatar
Diego 14 de julho de 2023

Esse recurso já é utilizado na Ferrari, por exemplo. Nunca vi alguém elogiar isso. Depois vão se arrepender, como os botões touch.

Avatar
José arcanjo 14 de julho de 2023

Alguns caminhões Mercedes lp 321 e 1111 já tinha um recurso parecido através de um aro cromado na parte interna do volante de 3 raios,isso lá nos anos 70!

Avatar
Paulo 13 de julho de 2023

Pior que o freio de estacionamento do Corola Cross e do novo Sentra não pode ser, que é um pedal no assoalho do carro ao invés de um botão digital no local do freio de mão.

Avatar
Fernando 13 de julho de 2023

aki em sp ninguem usa seta,msm se tirassem de vez nao iriam perceber.

Avatar
Deixe um comentário