Volkswagen desiste de vender picapes nos EUA

Presidente da montadora nos Estados Unidos descartou a presença da marca em segmento campeão de venda naquele mercado

picape vw atlas tanoak
Picape Atlas Tanoak foi conceito descartado pela Volks (Fotos: Volkswagen | Divulgaçãp)
Por AutoPapo
Publicado em 12/02/2024 às 09h29

A Volkswagen desistiu de vender picapes no mercado dos EUA – o maior segmento daquele país. O veto se estende ao Canadá, o que deixou os revendedores da marca frustrados. “Isso não está mais nos planos”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO do Grupo Volkswagen da America e CEO da marca Volkswagen na região da América do Norte, ao MotorTrend no Chicago Auto Show.

A VW já fez diversos estudos e apresentou conceitos de olho no mercado norte-americano de picapes. Um deles foi a Tanoak, em 2018, feita sobre a plataforma MQB, ou seja, uma picape com monobloco. Mas os elevados custos de desenvolvimento e produção, além de o risco de o modelo não ser atraente em um mercado dominado pelas picapes feitas sobre chassis.

VEJA TAMBÉM:

Nem mesmo o acordo da Volkskwagen com a Ford que resultou na Amarok feita sobre a plataforma da nova Ranger parece ter animado os executivos da montadora alemã no mercado dos EUA.

volkswagen atlas tanoak pickup truck concept 2018
Tanoak seria construída sobre plataforma MQB, ou seja, seria picape em monobloco

Picape elétrica da VW

Uma possibilidade de a Volkswagen ter uma picape nos EUA pode ser por meio de uma submarca, a Scout, a qual a montadora alemã anunciou o resgate do nome em 2022. Neste caso, seria uma picape elétrica, já que este tipo de veículo será  foco da Scout. Mas Pablo Di Si já descartou a ideia de revendedores VW poderão vender veículos da submarca.

O que é Scout

A Scout era uma marca de veículos off-road nos EUA que encerrou a produção nos anos 1980. Em 2022, a Volkswagen anunciou ter adquirido o direito de uso de nome para cria uma divisão de SUVs e picapes elétricas.

Picapes VW no Brasil

volkswagen saveiro extreme 2024 cinza oliver vista de cima 2
‘Nova’ Saveiro recebeu apenas um ‘tapinha’ no visual

No Brasil, hoje, a Volkswagen segue sem nenhuma novidade relevante no segmento dos picapes, pelo menos nos próximos anos. Em 2023, a Saveiro passou por uma reestilização, mas utiliza, basicamente, a mesma carroceria desde 2009, quando inaugurou sua terceira geração, derivada do Gol (G5). Pouco depois, recebeu carroceria estendida e posteriormente, em 2015, uma versão cabine dupla. Depois, parou no tempo.

Já a Amarok 2024, reestilizada, será lançada ainda no primeiro semestre deste ano. O bisturi na velha Amarok, um projeto de 14 anos, deve ter sido o mesmo usado na Savero, pois as duas dianteiras ficaram semelhantes. A mecânica será a mesma, mas a picape será modernizada na medida do possível, com equipamentos eletrônicos.

Novidade mesmo será a nova picape média-compacta que será lançada para concorrer no segmento onde estão Fiat Stradad e Chevrolet Montana. Talvez o nome Tarok, conceito que foi apresentado em 2018 no Salão do Automóvel de SP seja mantido.

A nova picape VW faz parte do ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões anunciado pela montadora para o lançamento de diversos novos veículos até 2030.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diego 13 de fevereiro de 2024

Por favor, redação. A Tarok não competirá com Montana e Strada, e sim com Toro, Maverick e Rampage (em tamanho).

Avatar
Nanael Soubaim 12 de fevereiro de 2024

Engraçado que a pick-up Kombi sempre foi bem aceita, até o governo a fazer sair de linha.

Avatar
Victor Hugo 14 de fevereiro de 2024

O governo. Aham sei todo mundo queria comprar uma picape suicida. A VW nunca lançou os modelos novos de Kombi por aqui..

Avatar
Deixe um comentário