Volkswagen desiste de vender picapes nos EUA
Presidente da montadora nos Estados Unidos descartou a presença da marca em segmento campeão de venda naquele mercado
Presidente da montadora nos Estados Unidos descartou a presença da marca em segmento campeão de venda naquele mercado
A Volkswagen desistiu de vender picapes no mercado dos EUA – o maior segmento daquele país. O veto se estende ao Canadá, o que deixou os revendedores da marca frustrados. “Isso não está mais nos planos”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO do Grupo Volkswagen da America e CEO da marca Volkswagen na região da América do Norte, ao MotorTrend no Chicago Auto Show.
A VW já fez diversos estudos e apresentou conceitos de olho no mercado norte-americano de picapes. Um deles foi a Tanoak, em 2018, feita sobre a plataforma MQB, ou seja, uma picape com monobloco. Mas os elevados custos de desenvolvimento e produção, além de o risco de o modelo não ser atraente em um mercado dominado pelas picapes feitas sobre chassis.
VEJA TAMBÉM:
Nem mesmo o acordo da Volkskwagen com a Ford que resultou na Amarok feita sobre a plataforma da nova Ranger parece ter animado os executivos da montadora alemã no mercado dos EUA.
Uma possibilidade de a Volkswagen ter uma picape nos EUA pode ser por meio de uma submarca, a Scout, a qual a montadora alemã anunciou o resgate do nome em 2022. Neste caso, seria uma picape elétrica, já que este tipo de veículo será foco da Scout. Mas Pablo Di Si já descartou a ideia de revendedores VW poderão vender veículos da submarca.
A Scout era uma marca de veículos off-road nos EUA que encerrou a produção nos anos 1980. Em 2022, a Volkswagen anunciou ter adquirido o direito de uso de nome para cria uma divisão de SUVs e picapes elétricas.
No Brasil, hoje, a Volkswagen segue sem nenhuma novidade relevante no segmento dos picapes, pelo menos nos próximos anos. Em 2023, a Saveiro passou por uma reestilização, mas utiliza, basicamente, a mesma carroceria desde 2009, quando inaugurou sua terceira geração, derivada do Gol (G5). Pouco depois, recebeu carroceria estendida e posteriormente, em 2015, uma versão cabine dupla. Depois, parou no tempo.
Já a Amarok 2024, reestilizada, será lançada ainda no primeiro semestre deste ano. O bisturi na velha Amarok, um projeto de 14 anos, deve ter sido o mesmo usado na Savero, pois as duas dianteiras ficaram semelhantes. A mecânica será a mesma, mas a picape será modernizada na medida do possível, com equipamentos eletrônicos.
Novidade mesmo será a nova picape média-compacta que será lançada para concorrer no segmento onde estão Fiat Stradad e Chevrolet Montana. Talvez o nome Tarok, conceito que foi apresentado em 2018 no Salão do Automóvel de SP seja mantido.
A nova picape VW faz parte do ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões anunciado pela montadora para o lançamento de diversos novos veículos até 2030.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Por favor, redação. A Tarok não competirá com Montana e Strada, e sim com Toro, Maverick e Rampage (em tamanho).
Engraçado que a pick-up Kombi sempre foi bem aceita, até o governo a fazer sair de linha.
O governo. Aham sei todo mundo queria comprar uma picape suicida. A VW nunca lançou os modelos novos de Kombi por aqui..