Volkswagen fecha fábrica na Alemanha pela primeira vez em 88 anos

Decisão histórica quebra tabu de quase nove décadas e acende alerta sobre o futuro da indústria automobilística na Europa

ID3 Produktion in der GMD
Unidade de Dresden deixará de produzir carros para se tornar centro de pesquisas (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 19/12/2025 às 08h00

A Volkswagen oficializou o encerramento da produção de veículos em sua unidade de Dresden, na Alemanha. A decisão é histórica: marca a primeira vez, em 88 anos de trajetória, que a gigante alemã fecha uma planta produtiva no próprio país. O movimento é uma resposta direta às pressões crescentes enfrentadas pelo setor automotivo europeu perante as transformações do mercado global.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Segundo informações do jornal Financial Times, a medida se insere em um cenário de retração nas vendas na China, demanda instável na Europa e o impacto de tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos. Tais fatores drenam o fluxo de caixa da maior fabricante de automóveis do continente. Em paralelo, a VW recalibra sua estratégia ao estender a vida útil de motores a combustão, o que exige aportes financeiros que competem com os investimentos voltados à eletrificação.

GMD in Dresden
Fábrica da VW em Dresden é conhecida por sua arquitetura em vidro

VEJA TAMBÉM:

Inaugurada em 2002, a fábrica de Dresden — conhecida por sua arquitetura de vidro — produziu menos de 200 mil veículos em duas décadas. O local serviu de vitrine tecnológica para o luxuoso sedã Phaeton e, recentemente, para o elétrico ID.3. No entanto, o fechamento integra um plano severo de redução de capacidade industrial na Alemanha, que prevê o corte de até 35 mil postos de trabalho em todo o grupo após negociações com sindicatos.

A manobra visa liberar recursos para um plano de investimentos de € 160 bilhões nos próximos cinco anos. O montante, embora vultoso, é inferior a ciclos anteriores, sinalizando uma postura mais austera a partir de 2026. Apesar do fim da montagem de carros, Dresden não será abandonada: o espaço será alugado à Universidade Técnica local para pesquisas em inteligência artificial e robótica, mantendo-se apenas como ponto de entrega e turismo para a marca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário