VW Logus completa 30 anos: é para comemorar?
Agora o Logus tem idade para receber a placa preta, mas ele não foi um carro muito memorável no mercado e foi reprovado pela matriz alemã
Agora o Logus tem idade para receber a placa preta, mas ele não foi um carro muito memorável no mercado e foi reprovado pela matriz alemã
Apesar da AutoLatina ser um período que a Ford e a Volkswagen preferem esquecer, o fabricante alemão está celebrando os 30 anos do Logus. Esse sedã de duas portas teve vida curta, sendo feito entre 1993 e 1996.
O Logus foi desenhado pela Volkswagen, porém sua plataforma era a do Ford Escort. Os motores vinham de ambas as marcas: o 1.6 CHT e os AP 1.8 e 2.0. Ele foi posicionado como um carro intermediário entre o Voyage e o Santana.
VEJA TAMBÉM:
Mas como já apontamos em outra matéria, o Logus foi uma gambiarra que nasceu desse compartilhamento de plataformas da AutoLatina. Ele trazia, por exemplo, o carburador eletrônico no lugar de um sistema de injeção multiponto, que já estava se tornando o padrão em carros novos.
Segundo o portal Vrum, um problema crônico do Logus era a rigidez torcional deficiente, que fazia o vidro traseiro se soltar em algumas situações. Com o tempo as soldas da carroceria se soltam, virando fonte de ruídos e deixando o carro perigoso.
A Volkswagen tirou o Logus de linha no final de 1996 após uma análise feita pela matriz alemã. O carro foi reprovado devido aos erros de projeto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tive um pointer….cruz credo….consegui vender….porcaria pura….igual ao escort. Só o motor 1.8 ap que prestava.
Porcaria deveria ser o dono, ksksksks só sabe rodar e não cuida do carro.
O carro era tão bom q saiu de linha rápido…brasileiro acha q tem q ficar fazendo manutenção em carro todo mês….carro bom é aquele q se faz manutenção periodica previstas ou por desgaste pelo tempo ou km de uso e não ficar fazendo manutenção porque o fabricante fez um projeto porcaria com este por exemplo.
Meu pai teve um Logus CL 1.6 CHT 1993. O único defeito que incomodava era o conjunto de suspensão, onde as buchas da barra estabilizadora e as bieletas costumavam fazer muito barulho. Tinha que trocar todo ano. De resto era um bom carro. A injeção eletrônica foi adotada na linha 94. Sobre esse problema do vidro descolar, não lembro de ter acontecido isso com o dele. No mais, acho que a VW deixou de produzi-lo mais conta do fim da Autolatina do que pelo carro em si, pois era feito pela Ford. Como a VW iria produzir o Logus em suas fábricas, sendo que o modelo usava a plataforma e vários componentes do Escort?