Para Volkswagen, o problema do mercado de elétricos é o preço alto da energia
Para a montadora, o problema do mercado de elétricos não está no preço do carro, e sim no valor cobrado pelo uso da eletricidade
Para a montadora, o problema do mercado de elétricos não está no preço do carro, e sim no valor cobrado pelo uso da eletricidade
As montadoras estão investindo cada vez mais nos carros elétricos e a venda de modelos com essa propulsão tem subido no mundo todo. Até em países como o Brasil – que os modelos são consideravelmente caros e o país não oferece muita estrutura para carregamento – a demanda está aumentando.
Por falar em preços, esse é um dos principais fatores que desencorajam algumas pessoas a se aventurarem no segmento dos carros elétricos.
VEJA TAMBÉM:
Mas a Volkswagen, uma das marcas mais avançadas nesse mercado, discorda dessa narrativa e acredita que o principal problema do avanço da eletrificação é alto preço da energia – principalmente na Europa.
É claro que 2022 não foi o mais próspero em termos de vendas de eletricidade. A indústria automotiva fez um grande esforço nesses 12 meses. A oferta comercial expandiu-se e o volume de produção cresceu consideravelmente em todas as fábricas, mas os números ainda não se somam.
Volkswagen e Mercedes são as duas marcas europeias que mais apostaram no carro elétrico, mas essa aposta não está sendo recompensada.
Dentre as causas do aumento da energia no Velho Continente estão a pandemia de Covid-19 e o estouro da guerra na Ucrânia. Para a marca alemã, esses dois acontecimentos impactaram negativamente a parte comercial e impediu que a montadora atingisse os volumes de vendas esperados para a região.
Durante esse período de crise, o preço dos carros elétricos sofreu um reajuste de 20%. Em consequência dessa instabilidade, os potenciais compradores abandonaram a ideia de mudar para um modelo 100% a bateria e encontrou nos híbridos uma solução mais viável.
Para conter essa alta, a Volkswagen anunciou que vai tentar trabalhar em baterias mais baratas que, consequentemente, reduziriam a autonomia do veículo mas reduziria consideravelmente o valor final.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Carros elétricos sim iahooo um salto gigante p o futuro sustentável e econômico segura peão