Volkswagen reabre fábrica de São Bernardo para turismo industrial e exibe acervo raro

Visitas guiadas permitem ver a produção do Nivus e acessar a "Garagem VW", que guarda protótipos e modelos históricos da marca

Fabrica VW em São Bernardo do Campo SP
Visita guiada à fábrica Anchieta inclui etapas da produção de veículos e o acervo histórico da Garagem Volkswage (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 15/12/2025 às 20h00

A Volkswagen do Brasil reabriu a agenda para um dos programas de turismo industrial mais disputados do ABC Paulista. A montadora liberou novos horários para o programa de visitas à sua fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) — a primeira unidade da marca construída fora da Alemanha. As visitas são gratuitas e as novas turmas terão início a partir de 22 de janeiro de 2026.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Devido à alta demanda, o sistema de agendamento — realizado exclusivamente pelo site oficial da marca — exige atenção do público. Em aberturas anteriores, como na retomada ocorrida em julho deste ano, as vagas se esgotaram em questão de minutos.

VEJA TAMBÉM:

Bastidores da produção e acervo histórico

O roteiro, com duração aproximada de duas horas e meia, oferece uma imersão completa no ciclo de vida de um automóvel. O tour ocorre sempre às quintas-feiras, com opções no período da manhã (8h30) e da tarde (13h30), sendo restrito a maiores de 18 anos. É possível agendar visitas individuais ou para grupos fechados (escolas, universidades e empresas) de 15 a 25 pessoas.

Durante o trajeto, os visitantes percorrem as linhas de Armação (setor onde robôs e soldas dão forma à carroceria) e seguem para a Montagem Final. Nesta etapa, é possível observar o momento em que a mecânica se une à estrutura e o carro recebe os acabamentos finais antes de ganhar as ruas. Atualmente, a planta é responsável pela produção de modelos estratégicos como o novo Nivus, Nivus GTS, Polo Track, Virtus e a picape Saveiro.

O ponto alto para entusiastas, no entanto, é a visita à Garagem Volkswagen. O espaço abriga o maior acervo de veículos clássicos de uma montadora no país. Diferente de um museu estático, o local preserva a memória da indústria nacional com exemplares raros, incluindo unidades imaculadas do Fusca, da Kombi, protótipos nunca lançados, veículos de competição e ícones como o esportivo SP1 e diversas gerações do Gol.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário