Apesar de passado ruim com esse tipo de tecnologia marca alemã se une à Uber para oferecer viagens com veículos autônomos no ID. Buzz AD
A direção autônoma parece coisa do futuro ou de filme de ficção científica, mas está cada vez mais próxima da realidade. Prova disso é que a Volkswagen anunciou uma parceria estratégica de longo prazo com a Uber para oferecer um Robotaxi, ou melhor RoboUber.
Esse serviço será ofertado no modelo VW ID. Buzz AD, veículos autônomos de identificação que estarão disponíveis como opção de viagem na plataforma de transporte por aplicativo. As viagens serão oferecidas em diversos mercados dos EUA, começando por Los Angeles.
VEJA TAMBÉM:
Os testes do ID. Buzz AD estão previstos para começar ainda neste ano, e as primeiras viagens comerciais estão previstas para 2026. Durante essas fases iniciais, os automóveis terão operadores humanos a bordo para “ajudar a refinar a tecnologia e garantir a segurança”. No entanto, assim que a tecnologia for aperfeiçoada e todos aprovarem, os motoristas de segurança se tornarão coisa do passado.
Se tudo correr conforme o planejado, as empresas implantarão milhares de veículos na próxima década.
Embora os testes com a Uber estejam previstos para começar ainda este ano, a Volkswagen vem trabalhando no ID. Buzz AD há anos. Em 2022, eles apresentaram um protótipo com 14 câmeras, 11 sensores de radar e cinco sensores LiDAR.
A marca de mobilidade da Volkswagen, MOIA, fornecerá o ID. Buzz AD e o software de direção autônoma para a parceria. Já a Uber, aparentemente, cuidará de todo o resto.
Outras informações não foram esclarecidas ainda, mas o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, afirmou:
“Esta colaboração representa um marco significativo no avanço da mobilidade autônoma e destaca a dedicação compartilhada da Volkswagen e da Uber na construção do futuro do transporte. Mal podemos esperar para lançar em Los Angeles no final do ano que vem.”
A incursão original da Uber no mundo da direção autônoma terminou em tragédia: Elaine Herzberg morreu após ser atropelada por um Volvo XC90 no estado do Arizona, nos Estados Unidos, em 2018. Imagens do acidente mostraram que o motorista de segurança do robotaxi estava olhando para baixo segundos antes do impacto.
Alguns especialistas também culparam a tecnologia da Uber por não ter percebido Herzberg. Como consequência, a empresa interrompeu seus esforços de direção autônoma.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |