Depois de estocar vidro por medo de falta de componentes, Volkswagen teme que escassez de gás natural paralizem as produções na Alemanha
A Volkswagen está analisando a possibilidade de suspender a produção de carros na Alemanha e transferir a fabricação para outros países, caso os problemas com fornecimento de gás natural se estendam para 2023.
Caso a ideia seja acatada a linha de produção de alguns modelos produzidos na Alemanha poderão ser transferidos para fábricas do grupo VW na Bélgica, Portugal e Espanha.
VEJA TAMBÉM:
Assim como outras empresas da Europa, a Volkswagen está sofrendo com a decisão da Rússia de limitar a exportação do gás natural para o velho continente. O país governado por Vladimir Putin era o maior fornecedor dos germânicos.
Acredita-se que esse ‘boicote’ é uma resposta às sanções que os países ocidentais implementaram à Rússia devido a invasão na Ucrânia no início do ano.
Segundo a montadora, a escassez de gás pode chegar a níveis alarmantes em 2023, caso a parceria não volte ao normal.
Como alternativas de médio prazo, estamos nos concentrando em maior localização, realocação da capacidade de fabricação ou alternativas técnicas, semelhantes ao que já é prática comum no contexto de desafios relacionados à escassez de semicondutores e outras interrupções recentes da cadeia de suprimentos”
A Volkswagen afirma que é capaz de manter a produção pelos próximos 6 meses, caso a Alemanha continue abastecendo suas reservas de gás – que apesar de estar em 90% podem cair drasticamente durante o inverno.
Além disso, a fabricante está preocupada com o aumento dos preços de energia e como isso pode impactar o preço final para o consumidor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |