Volvo aposenta botões e apresenta interface com telas do novo EX90 elétrico

Volvo inovou com o elétrico EX90 e confirmou que o interior do SUV não será equipado com botões e terá apenas telas sensíveis a toque

painel volvo ex90 suv eletrico painel sem botao so tela
Volvo promete que ausência do botão deixará a direção mais eficiente e segura (Foto: Reprodução | Volvo Youtube)
Por Bernardo Castro
Publicado em 27/10/2022 às 13h45

Enquanto montadoras como a Volkswagen estão voltando a utilizar botões convencionais em seus veículos, a Volvo decidiu seguir um caminho completamente oposto e confirmou que o seu novo SUV elétrico EX90 não terá botões, sendo operado apenas por telas sensíveis ao toque.

Para explicar essa funcionalidade que a montadora jura ser mais eficiente e segura, a marca sueca utilizou o Youtube para publicar um vídeo em que THomas Stovicek, chefe de experiência do usuário da Volvo, explica melhor o novo mecanismo do EX90.

VEJA TAMBÉM:

Então, para funcionar da melhor forma possível, o SUV elétrico terá duas telas que servirão como interface para o motorista. Uma fica posicionada onde normalmente vai o painel de instrumentos e a outra é como se fosse uma central multimídia. A primeira vai fornecer controles e informações, enquanto a outra mostra de maneira rápida informações de direção.

Quando o motorista se acomoda no veículo uma tela de boas-vindas vai exibir os acessos aos controles que costumam ser utilizados com mais frequência e, posteriormente, dará espaço a uma interface focada na navegação enquanto dirige. Funções como chamadas de telefone serão apresentadas apenas quando o sistema julgar necessário.

A função de regular o volume do som, no entanto, não foi especificado aonde será posicionado.

Outra medida aplicada pela Volvo no SUV elétrico EX90 foi a forma como a interface do carro funciona com base nos modos de direção regular, direção assistida e de direção autônoma. Todas as infomações que são transmitidas nas telas variam, conforme necessário, a partir do modo de direção escolhido.

Os modos autônomo e assistido – que exigem um pouco menos de ação do motorista – exibem dados na tela que mostram ao condutor a forma que o EX90 elétrico está enxergando os veículos e objetos ao seu redor na estrada.

Se a extinção dos botões realmente será algo benéfico para o setor automotivo, só o tempo dirá.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 27 de outubro de 2022

Por gosto pessoal prefiro botões mecânicos.

Avatar
Deixe um comentário