Autonomia de 160km em 5 minutos? Volvo investe em superbateria

A Volvo Cars Tech Fund anunciou a aliança com a startup StoreDot, que pretende comercializar a tecnologia em massa até 2024

recarga carro elétrico eletroposto rápido
Startup StoreDot é responsável pelo estudo que chamou a atenção da Volvo (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Bernardo Castro
Publicado em 22/04/2022 às 19h19

Já que o futuro do automóvel tende a ser elétrico, a Volvo está trabalhando para melhorar a tecnologia das baterias de seus veículos. Para isso, a sueca investiu na startup israelense de tecnologia StoreDot, que opera realizando estudos para desenvolver baterias com carregamentos super rápidos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

De acordo com a StoreDot, sua tecnologia é capaz de carregar até 160 km de autonomia em um carro elétrico em apenas cinco minutos. A fabricante, percebendo que esse poderia ser um bom negócio para a sua futura linha de carros elétricos decidiu entrar no jogo através de sua divisão responsável por investimento de capital de risco, a Volvo Cars Tech Fund.

Nosso objetivo é ser o transformador mais rápido em nossa indústria e o Tech Fund desempenha um papel crucial no estabelecimento de parcerias com futuros líderes em tecnologia”

VEJA TAMBÉM:

Com o investimento, a montadora diz que poderá trabalhar estreitamente junto à startup na nova tecnologia de baterias. Em consequência disso, a StoreDot acredita que poderá acelerar o seu processo de comercialização e espera que a novidade seja produzida em massa até 2024.

A colaboração com a empresa de tecnologia acontece por meio da jointventure que a Volvo formou junto à Northvolt, fabricante de baterias sueca. Todas as inovações frutos desse trabalho, poderão ser utilizadas em benefício da montadora.

A tecnologia da startup gira em torno de desenvolver uma tecnologia única de ânodo dominante em silício e integração de software relacionada. A maior eficiência é pelo fato de que as nano partículas suportam o movimento de íons com mais eficiência do que o grafite, e por isso as baterias carregam tão rapidamente.

Segundo a Volvo, o casamento com a Storedot vai ajudar a marca sueca atingir a meta de eletrificar 50% de todas as suas vendas até 2025, e permitir que até 2030, sua frota seja completamente elétrica.

Apesar de ser tratado como o futuro do automóvel, o carro elétrico já é bem antigo e foi inventado antes mesmo do veículo à combustão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário