Volvo EX90 será o carro mais seguro da história da marca sueca

O novo Volvo EX90 é o modelo de SUV elétrico que vai vir para substituir futuramente o XC90 no mercado de utilitários esportivos

volvo exc90 patent
Projecão do novo SUV elétrico da Volvo (Fotos: Reprodução | Redes sociais )
Por Pedro Januzzi
Publicado em 22/09/2022 às 17h12

Recentemente a Volvo confirmou que seu novo SUV elétrico de grande porte vai se chamar EX90. Projeções utilizadas em escritórios de patentes circulam pela web e revelam o desenho do carro. No entanto, o que importa é o que está sob a carroceria. O modelo que deve ser o mais seguro da história da marca será lançado no dia 9 de novembro e vem para ser sucessor elétrico do XC90 que vai continuar sendo vendido na versão híbrida plug-in.

A marca sueca sempre foi uma das mais preocupadas com segurança veicular, tanto que foi a pioneira na instalação de cintos de segurança em todos os seus veículos. Agora, a promessa para o EX90 é que o nível de segurança seja algo jamais antes visto. Tudo isso 100% livre de carbono.

VEJA TAMBÉM:

“Estamos fundindo nossa compreensão do ambiente externo com nossa compreensão mais detalhada da atenção do motorista. Quando todos os nossos sistemas de segurança, sensores, software e poder de computação se unem, eles criam um escudo preventivo de segurança ao seu redor – e você nem saberá que está lá até precisar”, afirma o chefe de Automação Segura de Veículos da Volvo Cars, Joachim de Verdier.

Segurança do Volvo EX90

De acordo com a Volvo, o nível de segurança do modelo não vai ser restrito aos passageiros. O modelo vai contar com tecnologias avançadas para proteger pedestres, ciclistas e outros veículos na estrada, bem como os ocupantes.

E para isso ele vai utilizar oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR (sensor de leitura de luz) a laser. O módulo será posicionado no teto do veículo, fazendo uma leitura 360 graus em tempo real de todo o redor do carro.

volvo exc90 patent 2
Volvo EX90 promete amplo pacote de sensores para monitorar o tráfego e mitigar acidentes

A tecnologia LiDAR pode detectar pedestres a 250 metros de distância e pequenos objetos a 120 metros de distância. A expectativa da Volvo é que  projeção consiga reduzir os acidentes com mortes ou ferimentos graves em 20% conforme o sistema for sendo atualizado com os dados do mundo real.

A redução de colisões deve ser reduzida em 9%, o que significa que evitaria milhões de acidentes. O interior do carro também conta com diversos sensores que conseguem identificar quando o motorista está dormindo ou sonolento e assim enviar pequenos avisos para manter a atenção no volante.

Visual do novo Volvo

O Volvo EX90 se posicionará no topo da gama. Ele manterá o estilo grandalhão do XC90, mas com uma evolução do desenho atual. Na parte frontal, ele traz faróis com o estilo “Machado de Thor” e cobertura no lugar da grade do radiador, como é convencional em modelos elétricos.

volvo exc90 patent 3
EX90 abandona as lanternas verticais que são uma marca registrada na Volvo

Lateralmente ele mantém a ampla área envidraçada, o que garante muita visibilidade ao SUV sueco. No entanto, a traseira que promete uma ruptura mais radical. As tradicionais lanternas verticais deram lugar um conjunto em forma de C, parecido com que já é adotado no S60 e no primo Polestar 1.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário