Sistema usa dados do trajeto e terreno adiante a fim de otimizar o comportamento do motor e evitar que falte torque para subidas
A Volvo anunciou que aplicará uma nova tecnologia de motor start-stop em seus caminhões pesados. Com isso, a empresa visa reduzir o consumo de combustível e diminuir as emissões de CO₂, assim se mantendo alinhada com a estratégia global de descarbonização do transporte rodoviário.
A montadora ainda afirma que essa solução pode gerar uma economia de até 1% no consumo de combustível. Pode parecer pouco, mas é redução que se torna significativa para as frotas que percorrem longas distâncias.
VEJA TAMBÉM:
O sistema start-stop desliga automaticamente o motor em alguns cenários — neste caso, durante descidas identificadas pela central de controle. Nessas circunstâncias, o caminhão se mantém em movimento por inércia, pausando o consumo de combustível e evitando a emissão de CO₂.
O novo modo start/stop apresentado pela Volvo já utiliza tecnologias conhecidas pela empresa:
Assim, o sistema desliga o motor apenas quando há segurança e eficiência energética garantidas para o funcionamento. Além disso, é importante ressaltar que a funcionalidade só entra em ação em velocidades acima de 60 km/h, sendo voltado para operações rodoviárias e de longa distância.
A Volvo disponibilizará o sistema a partir de novembro de 2025 e o incorporará aos modelos Volvo FH e Volvo FH Aero, ambos equipados com o motor diesel de 13 litros.

O chefe de gestão de produtos da Volvo Trucks, Jan Hjelmgren, destacou que a empresa continuará desenvolvendo motores de combustão mais limpos, como parte da estratégia global de descarbonização. Essa abordagem da marca reflete uma estratégia de avançar a eletrificação ao mesmo tempo que ocorre a otimização de tecnologias que já existem.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|