Volvo lança start-stop para caminhões que usa GPS para atuar corretamente

Sistema usa dados do trajeto e terreno adiante a fim de otimizar o comportamento do motor e evitar que falte torque para subidas

volvo trucks lança start/stop para caminhões pesados
O sistema start/stop da Volvo Trucks será incorporado aos modelos FH e FH Aero (Foto: Volvo | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 04/11/2025 às 20h00

A Volvo anunciou que aplicará uma nova tecnologia de motor start-stop em seus caminhões pesados. Com isso, a empresa visa reduzir o consumo de combustível e diminuir as emissões de CO₂, assim se mantendo alinhada com a estratégia global de descarbonização do transporte rodoviário.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A montadora ainda afirma que essa solução pode gerar uma economia de até 1% no consumo de combustível. Pode parecer pouco, mas é redução que se torna significativa para as frotas que percorrem longas distâncias.

VEJA TAMBÉM:

I-Roll e I-See

O sistema start-stop desliga automaticamente o motor em alguns cenários — neste caso, durante descidas identificadas pela central de controle. Nessas circunstâncias, o caminhão se mantém em movimento por inércia, pausando o consumo de combustível e evitando a emissão de CO₂.

O novo modo start/stop apresentado pela Volvo já utiliza tecnologias conhecidas pela empresa:

  • O I-Roll permite que o caminhão desça na “banguela”, desacoplando o motor da transmissão;
  • O I-See usa dados de topografia e GPS para prever curvas e aclives, ajustando o comportamento do motor ao trajeto adiante.

Assim, o sistema desliga o motor apenas quando há segurança e eficiência energética garantidas para o funcionamento. Além disso, é importante ressaltar que a funcionalidade só entra em ação em velocidades acima de 60 km/h, sendo voltado para operações rodoviárias e de longa distância.

Aplicação e o impacto esperado

A Volvo disponibilizará o sistema a partir de novembro de 2025 e o incorporará aos modelos Volvo FH e Volvo FH Aero, ambos equipados com o motor diesel de 13 litros.

volvo truck S7A1543 1

O chefe de gestão de produtos da Volvo Trucks, Jan Hjelmgren, destacou que a empresa continuará desenvolvendo motores de combustão mais limpos, como parte da estratégia global de descarbonização. Essa abordagem da marca reflete uma estratégia de avançar a eletrificação ao mesmo tempo que ocorre a otimização de tecnologias que já existem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário