Para evitar taxação imposta por Donald Trump fabricante sueca direcionará seus SUVs a produção dentro dos Estados unidos
A Volvo planeja transferir a produção de dois de seus SUVs mais populares, o XC60 e o XC90, para os Estados Unidos, como forma de evitar as tarifas de 30% impostas pelo governo Trump sobre veículos importados. O Automotive News divulgou a informação com base em fontes próximas à montadora.
VEJA TAMBÉM:
A Volvo concentrará a produção na fábrica de Charleston, na Carolina do Sul, que opera abaixo da capacidade desde sua inauguração em 2018. Com investimento de US$ 1,1 bilhão, a unidade tem capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, mas até o final de 2024 montou apenas 20 mil, o equivalente a 13% da capacidade total.
As fontes afirmam que a montadora iniciará a produção do XC60 na unidade americana em janeiro de 2027, e do XC90 em outubro de 2028.
Apesar das informações, a Volvo ainda não confirmou oficialmente a mudança. Segundo a revista Car and Drive, a montadora declarou estar considerando a produção de um novo modelo nos EUA e que a decisão final será anunciada posteriormente. A empresa segue a estratégia de “produzir onde se vende”.
Atualmente, a fábrica enfrenta dificuldades. No primeiro semestre de 2025, a Volvo registrou um prejuízo de US$ 1,2 bilhão, atribuído às tarifas e atrasos nos lançamentos dos modelos elétricos ES90 e EX90. Além disso, houve paralisações na produção por falta de componentes para os modelos EX90 e Polestar 3.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |