A chinesa Voyah Dreamer é a minivan mais rápida do mundo
A Voyah, divisão de luxo da Dongfeng, lançou a minivan elétrica de luxo Dreamer, que é a mais rápida do mundo segundo o fabricante
A Voyah, divisão de luxo da Dongfeng, lançou a minivan elétrica de luxo Dreamer, que é a mais rápida do mundo segundo o fabricante
Você já parou para pensar em qual seria a minivan mais rápida do mundo? Diferentemente dos SUV e peruas, as minivans são carros familiares extremamente racionais e nunca tiveram espaço para desempenho. A Voyah, marca de luxo da chinesa Dongfeng, lançou agora a minivan mais rápida do mundo.
Não se trata de um modelo com pegada esportiva como a finada Opel Zafira OPC, e sim de uma minivan de luxo. A Voyah Dreamer é vendida em versões de quatro ou sete lugares, com um interior focado no conforto de quem vai nas poltronas traseiras.
VEJA TAMBÉM:
O desempenho vem de um conjunto elétrico com dois motores, um para cada eixo. A potencia total combinada é de 435 cv e o torque é de 63,2 kgfm. Com isso a Voyah Dreamer é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 5,9 segundos, a velocidade máxima é limitada em 200 km/h. Sua autonomia é de 600 km. Ela também é a minivan mais potente do mundo.
Existe também uma versão híbrida plug-in, com um motor 1.5 turbo trabalhando junto de dois elétricos. A potência combinada é de 394 cv e o torque fica em 62,2 kgfm. Seu desempenho ainda é bom, com um zero a 100 km/h em 6,9 segundos. A autonomia divulgada é de 700 km, provavelmente levando em conta a carga da bateria mais o consumo do tanque de gasolina.
Essa declaração da Voyah de que a Dreamer é a minivan mais rápida do mundo é correta se for levar em conta apenas as em produção atualmente. A Honda Odyssey feita para o mercado norte-americano e equipada com motor V6 3.5 é capaz de acelerar de zero a 96 km/h em 6,5 segundos. Suas rivais com motores V6 aspirado possuem desempenho similar.
Mas se voltarmos alguns anos para o passado, mais precisamente para 2007, encontramos a minivan mais rápida já feita em produção seriada: a Mercedes-Benz R63 AMG. Essa minivan luxuosa trazia o V8 6.2 de aspiração natural da AMG acertado para render 510 cv, que eram passados para as quatro rodas através de uma caixa automática de sete marchas.
O zero a 100 km/h era feito em 5 segundos e a velocidade máxima era limitada em 250 km/h. Os chineses planejam superar a Mercedes com essa nova leva de minivans elétricas?
Fotos: Voyah | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Me lembrou a Idea Sporting 1.8 tinha o visual muito Loko, tinha até teto solar
Pena que não existe mais minivans desse tipo
Que carro! Saudades da Zafira! Podiam pegar os modelos depois de 2012 e trazê-los para o Brasil. Ia vender como água. Kkkkkkkk
Esse interior azul com dourado e branco… BREGA demais…. kkkkkkk