VW eTSI: Boris já testou sistema híbrido que virá para o Brasil

Tecnologia híbrida fará a sua estreia no Brasil com o novo motor 1.5; confira as impressões sobre o funcionamento dela

vw golf etsi
eTSI: tecnologia híbrida da Volkswagen (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 21/11/2023 às 20h29

A Volkswagen irá produzir um novo motor no Brasil, o 1.5 TSI Evo2. A notícia foi antecipada pela Mobiauto e posteriormente confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos (SP). Ele é da mesma família do 1.4 que já equipa diversos modelos da VW por aqui.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A grande vantagem do novo motor 1.5 da VW é a eficiência energética. Ele adota diversas novas tecnologias e o ciclo Miller, o que o torna melhor preparado para a eletrificação – ele já é usado na Europa em modelos como o Golf em um sistema híbrido leve (MHEV).

VEJA TAMBÉM:

Existe a mesma configuração, mas com um motor 1.0 de três cilindros, mas os dois têm exatamente a mesma proposta. Este conjunto híbrido é chamado pela VW de eTSI.

O Golf MHEV, ou eTSI, tem um pequeno motor elétrico que ajuda o motor a combustão quando necessário. E o seu sistema elétrico não é de bateria gigantesca, até porque ele não traciona diretamente o carro, apenas ajuda o motor a combustão com uma bateria de 48 volts recarregada pelo alternador, que também é um motor de arranque.

vw golf etsi frente

Seu motor é um 3 cilindros de 1 litro turbo de 110 cv e acoplado a um câmbio automático do tipo DSG de sete marchas. Seu tanque é pequeno, de apenas 45 litros de gasolina. Mas eu rodei quase a Sicília inteira, na Itália, mais de 700 quilômetros com esse tanque, pois seu consumo é muito reduzido. Cerca de 22 km/l na estrada, 19,2 km/l na cidade.

Seu desempenho é muito bom, ele acelerava de 0 a 100 km/h em um pouco mais que 10s. Bom espaço interno e um excelente porta malas com 381 litros de capacidade. Como todo o Golf uma boa avaliação no crash test, não daquele complicado LatinCap, mas no EuroCap: a nota foi 5 estrelas.

traseira golf etsi
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário