VW finalmente apresenta a ID.Buzz, a nova Kombi elétrica
Após 72 anos da fabricação da primeira Kombi, furgão da Volkswagen ganhou novo sucessor com propulsão elétrica; Modelo deve vir para o Brasil
Após 72 anos da fabricação da primeira Kombi, furgão da Volkswagen ganhou novo sucessor com propulsão elétrica; Modelo deve vir para o Brasil
Após algumas imagens vazadas na internet, e o CEO da Volkswagen utilizar sua conta no Twitter para informar que o lançamento da ID.Buzz, a Kombi elétrica, seria no dia 9 de março, a espera finalmente terminou!
Apesar de não carregar os mesmo nome, o furgão elétrico é uma espécie de sucessor da Kombi que já conhecemos e faz parte da linha de elétricos ID da fabricante alemã. Inclusive, ela utiliza a mesma plataforma modular MEB presente no ID 3, ID 4, ID 5 e ID 6 da VW.
Disponível em 11 esquemas de cores diferentes, a Kombi elétrica está prevista para chegar nos países europeus em novembro deste ano. Inicialmente, ela será oferecida em uma configuração de cinco lugares em que o assento pode ser rebatido (60/40). O tamanho do porta-malas varia de acordo com a posição dos bancos, comportando entre 1.121 litros e 2.205 litros.
VEJA TAMBÉM:
Ela também estará disponível em uma versão para cargas, que na Europa faz parte da divisão especial para veículos comerciais da Volkswagen. Essa variante comporta três ocupantes e conta com uma parede fixa que pode ser substituída por uma abertura de carga. O interior configurável permite carregar paletes no padrão europeu com 4m³, e comporta até 600 kg de carga, além de 100 kg no teto.
Outras duas versões da ID.Buzz estão previstas para 2023. A primeira é para até seis ocupantes, que conta com uma porta deslizante no lado do passageiro. A outra, deve chegar ao mercado norte americano com entre-eixos mais longos e capacidade para sete pessoas.
As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC) é de 11 kW. Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
A velocidade máxima é limitada a 145 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h não foi divulgada. Além disso, a autonomia do ID.Buzz também não foi revelada.
A Volkswagen ainda afirma que as células de bateria do furgão serão recicladas no final do seu ciclo de vida, e a fabricante da a garantia da bateria na Europa por 8 anos ou até o veículo registrar 160 mil km.
Assim como seus irmãos de plataforma ID 3 e ID 4, a VW apostou em um visual minimalista para o painel da Kombi elétrica. Os botões no volante e os controles de volume e temperatura – localizados abaixo da tela de infotenimento – parecem ser sensíveis ao toque. E por falar em infotenimento, a tela da central multimídia tem 10”, mas uma de 12” está disponível como opcional.
O modelo ainda conta com luzes de LED com tecnologia IQ Light, pacote ADAS de segurança ativa e passiva, frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo.
Na parte de fora, além da diversificada gama de cores, as rodas de liga leve aro 18” são itens de série em qualquer versão. Mas o conjunto de 21” está disponível como opcional apenas para o modelo de passeio.
A ID.Buzz deve chegar ao Brasil, mas a Volkswagen ainda não deu uma data para quando isso vai acontecer.
O Boris deu uma voltinha em um dos protótipos do furgão. Veja como foi a experiência:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |