VW Polo elétrico está prestes a ser produzido e terá versão GTI

Carro de entrada da marca na Europa custará € 25.000 e promete resolver o problema de espaço interno dos compactos com 'jeitão' de Golf

ID Polo
A versão mais potente do ID. Polo deve ter 226 cv e fará parte da linha GTI (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 15/12/2025 às 17h00

A Volkswagen oficializou o próximo passo de sua estratégia de eletrificação de volume com o ID. Polo. Cerca de 50 anos após o lançamento do compacto original, a montadora alemã utiliza o nome histórico para batizar seu novo modelo de entrada na família ID, que está a caminho da produção em série.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Com preço inicial estimado em € 25.000 (aproximadamente R$ 158 mil), o veículo tem a missão de democratizar a tecnologia elétrica no mercado europeu. Atualmente em fase final de testes globais, o modelo adota a linguagem visual “Pure Positive”, caracterizada por linhas mais limpas e uma estética descrita pela marca como “amigável”.

VEJA TAMBÉM:

Plataforma MEB Entry e espaço de Golf

A principal novidade técnica do ID. Polo é o uso da plataforma MEB Entry. Diferentemente dos outros modelos da linha ID (como o ID.3 e ID.4), que possuem tração traseira, esta nova base adota tração dianteira. Essa arquitetura permitiu otimizar o empacotamento dos componentes, resultando em um veículo com dimensões externas de Polo, mas espaço interno equivalente ao de um Golf.

Segundo a Volkswagen, essa eficiência reflete-se diretamente na capacidade de carga: o porta-malas é 24% maior que o do atual Polo a combustão, variando entre 490 e 1.330 litros com os bancos rebatidos.

O ID. Polo será comercializado com diferentes configurações de bateria e potência. O sistema aceita recargas rápidas de até 175 kW, permitindo ir de 10% a 80% de carga em apenas 21 minutos. A autonomia máxima projetada é de 450 km (ciclo WLTP).

As motorizações confirmadas são:

  • Entrada: 116 cv (85 kW);
  • Intermediária: 135 cv (100 kW);
  • GTI (Esportivo): 226 cv (166 kW).
ID Polo

A versão GTI marca o retorno da sigla icônica ao mundo dos elétricos de alto desempenho, equipada com bloqueio de diferencial no eixo dianteiro para aprimorar a dinâmica em curvas. A Volkswagen utilizará duas químicas de bateria: LFP (fosfato de ferro-lítio) para as versões mais baratas e NMC (níquel-manganês-cobalto) para as de maior alcance.

ID Polo

O pacote tecnológico inclui o sistema Travel Assist, capaz de realizar condução semiautônoma com auxílio de dados de nuvem, além de faróis IQ.LIGHT de matriz de LED. O lançamento oficial da versão de produção está previsto para o final de 2025, com vendas iniciando em 2026.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário