Estado de Washington, nos EUA, vai banir carros a combustão até 2030

Outros estados do país, como Califórnia e Massachusetts, já anunciaram medidas semelhantes, mas Washington quer ser o primeiro a implantá-las

fumaca carros a combustão
Nada de carros a combustão: o futuro em Washington será elétrico (Foto: Shutterstock)
Por Andre Willis
*Estagiário sob supervisão
Publicado em 17/04/2021 às 11h30

O estado norte-americano de Washington tomou uma decisão drástica em prol do meio-ambiente: vai proibir a venda de novos carros equipados com motores a combustão a partir de 2030.

Vale destacar que a medida só será aplicada a veículos fabricados de 2030 em diante. A partir de então, Washington também não permitirá o registro de automóveis movidos a combustíveis fósseis comprados outros locais dos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM

Washington lidera corrida pela proibição dos carros a combustão

A legislação que passará a vigorar partir de 2030 coloca Washington na liderança de uma espécie de disputa pelo banimento dos carros a combustão. Isso porque o estado está 5 anos adiantado em relação à Califórnia e a Massachusetts, que também vão extinguir veículos poluidores.

De acordo com o site Jalopnik, o estado de Washington já vê os carros elétricos cada vez mais comuns no mercado norte-americano. Isso é bom para o meio-ambiente, mas, por outro lado, deve gerar uma queda na arrecadação de impostos sobre a gasolina, que trará impactos para a receita do governo local.

Para contornar esse problema, a legislação de Washington prevê, de acordo com a Reuters, a cobrança de uma taxa de quilometragem para veículos. Esse tributo, que não começará a ser cobrado de imediato, ajudaria a compensar a queda de arrecadação proveniente dos combustíveis. A ideia é que os proprietários paguem de maneira proporcional à utilização das vias públicas.

Cerco aos postos de gasolina

Uma medida já marcou o início da extinção dos carros movidos a motores a combustão em Washington: o estado proibiu a construção de novos postos de gasolina, seguindo o exemplo da Califórnia, que também adotou restrição semelhante.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
gil 12 de agosto de 2021

Isto não irá acontecer e vou explicar. Vivo há 33 anos nos Estados Unidos e sei como as coisas aqui funcionam. Quando li esta noticia fui no Google e pesquisei. Não será vendido carros a gasolina, mas os que estão rodando continuarão.
No estado em que vivo Massachusetts tem uma norma para fazer inspeção em todo veículo uma vez por ano. O condutor leva o carro a um local autorizado, é feito a inspeção e recebe um adesivo que é colocado na parte direita no canto de cima do pára-brisa do lado do carona. Esta inspeção é feita com vários itens e um deles é para detectar o grau de poluição. O carro que não passar recebe um adesivo escrito rejeitado e o motorista tem 30 dias para solucionar o problema. Os carros com 15 anos de uso ou mais não precisam fazer o teste de poluição pois irão falhar. Terá que passar em todos os testes como se fosse um carro novo, com exceção do fator poluente. Não se pode proibir ao proprietário de usar um carro velho, pois é direito adquirido. Portanto eu acredito que não venderão carros a gasolina em vários países, mas os que estão rodando terão o direito.

Avatar
josé 23 de junho de 2021

pra falar a vdd acho que nem 30% dos veículos serão trocados ate 2050, nem aqui nem na china.

Avatar
GUILHERME 19 de abril de 2021

Uma ideia sustentável mas que não boa para situação do país, mais um motivo pra indústria automotiva não querer investir no Brasil.

Avatar
Guilherme a 26 de setembro de 2021

Vc n leu nem o título da noticia… WASHINGTON

Avatar
Deixe um comentário