WRC presta homenagens a Craig Breen, morto em testes para etapa na Croácia
Piloto irlandês sofreu um acidente fatal dias antes da etapa do Rali na Croácia, e, por isso, equipes do WRC prestam homenagens durante evento
Piloto irlandês sofreu um acidente fatal dias antes da etapa do Rali na Croácia, e, por isso, equipes do WRC prestam homenagens durante evento
As equipes do WRC (Mundial de Rali) prepararam uma homenagem a Craig Breen, piloto da Hyundai, durante a etapa realizada na Croácia. Breen perdeu a vida no último dia 13 de abril, depois de bater o carro contra um poste de madeira em um teste que valia para a etapa realizada no leste europeu.
Entre os dias 20 e 23, a etapa na croácia vai contar com algumas homenagens para o ex-piloto da Hyundai. Depois de conversar com a família de Craig, a montadora coreana optou por seguir na competição, mas optou por não colocar um terceiro carro na prova croata. Por isso, a equipe conta com uma formação reduzida e Thierry Neuville e Esapekka Lappi é a dupla de pilotos escolhida.
VEJA TAMBÉM:
Além disso, para essa etapa do WRC a Hyundai preparou uma pintura especial para os seus carros, que estão estampados com as cores verde, branca e laranja, fazendo alusão à bandeira da Irlanda, país natal de Craig Breen. A homeagem foi concebida em conversas com a família de Craig, o co-piloto James Fulton (que sobreviveu ao acidente) e alguns membros da escuderia.
O design foi escolhido pensando no amor que o piloto tinha pelo seu país, e a relevância para o rali na Irlanda. Além disso, em memória a Breen, os carros da Hyundai no WRC carregam uma frase em memória ao ex-piloto:
Não se esqueça de aproveitar… Você tem de se divertir, a vida é muito curta.”
Outras homenagens foram preparadas, como por exemplo, todas as equipes estão com um adesivo de cor preta nas portas dos carros e participaram de um minuto de silêncio no Service Park de Zagreb, em que aconteceu a abertura do Rali da Croácia.
O regulamento do WRC diz que cada equipe pode entrar com até três carros, sendo os dois mais bem posicionados elegíveis para marcar pontos no campeonato de construtores – o terceiro pontua apenas entre os pilotos.
Mas depois que a Hyundai confirmou que não haverá um carro substituto para Craig Breen no rali da Croácia, a Toyota optou por seguir um caminho semelhante.
A marca japonesa vai participar com todos os carros, mas informou com antecedência que apenas dois deles (o #17 de Kalle Rovanpera e #69 de Sebastian Ogier) estarão aptos a pontuar entre as equipes – independentemente de qual posição eles terminem.
“Como sinal de solidariedade, as equipes concordaram que apenas duas equipes serão nomeadas como elegíveis para os pontos dos fabricantes neste rali”. Informou a Toyota em suas redes sociais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |