Novos modelos incluem SUV familiar de longo alcance, crossover esportivo testado em Nürburgring e sedã executivo alongado
A Xiaomi planeja uma ofensiva significativa para consolidar sua divisão automotiva com o lançamento de três novos veículos. Segundo informações divulgadas pelo portal chinês Sina Tech, a estratégia visa ocupar segmentos inéditos para a marca, incluindo um SUV familiar de grande porte, um crossover esportivo e uma variante executiva alongada. O movimento também deve marcar a entrada da gigante de tecnologia no competitivo mercado de veículos elétricos de autonomia estendida (EREVs).
Batizado internamente pelo codinome “Kunlun”, o projeto de maior destaque é o YU9. O modelo será posicionado como um SUV familiar de luxo, com comprimento superior a 5,2 metros e configurações de seis ou sete lugares. A aposta no sistema de propulsão de longo alcance coloca o veículo em rota de colisão direta com líderes do segmento na China, como o Li L9 e o Aito M9. Reforçando a importância do projeto, o CEO Lei Jun supervisionou pessoalmente os testes de rodagem na região de Xinjiang.
VEJA TAMBÉM:
Enquanto o YU9 foca no conforto, o YU7 GT deve assumir o papel de vitrine tecnológica e de performance da marca. O crossover foi flagrado em testes no exigente circuito de Nürburgring, na Alemanha, indicando um acerto dinâmico voltado para a esportividade. O modelo é apontado como o principal rival para o Tesla Model Y Performance e pode ser o pioneiro da Xiaomi no mercado europeu, onde a empresa planeja estrear oficialmente em 2027.
A terceira novidade é o SU7 L, uma derivação do atual sedã da marca. Com entre-eixos estendido para além de 3,1 metros, o foco é o espaço para os passageiros do banco traseiro, atendendo a uma demanda comum no mercado de sedãs executivos asiáticos.
A expansão do portfólio ocorre em um momento de resultados financeiros positivos. Após entregar 46.249 veículos em novembro — um crescimento de 99,73% na comparação anual —, a divisão de veículos elétricos e inteligência artificial da Xiaomi reportou seu primeiro lucro trimestral no terceiro trimestre de 2025, somando CN¥ 700 milhões. Os números indicam que a operação começa a ganhar sustentabilidade financeira para financiar os novos projetos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|