XPeng lança jogo no para-brisa para combater a raiva no trânsito

Mario Kart na vida real? A XPeng lança recurso de IA que permite 'atirar' emojis em outros carros. Entenda essa inovação

602c67b4ef8465fea1940be44ee07c9f
O Road Rage Reliever projeta emojis no para-brisa para combater o estresse no trânsito (Foto: XPeng | Reprodução)
Por Tom Schuenk
Publicado em 20/08/2025 às 22h00

A montadora chinesa XPeng apresentou em seu novo sedã, P7, um recurso bastante curioso. O Road Rage Reliever é um jogo de realidade aumentada integrado ao para-brisa do carro. Com ele, o motorista pode “disparar” emojis animados contra outros veículos, algo bem parecido com os jogos do Mario Kart.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A proposta é oferecer uma válvula de escape divertida e inofensiva para os motoristas mais estressados, e transformar, assim, a experiência de raiva em algo mais lúdico.

Estresse no trânsito

A raiva no trânsito é um problema global. Só nos Estados Unidos, 92% dos motoristas relataram ter presenciado episódios de fúria no volante. Entre os anos de 2014 e 2023, esse problema causou 481 tiroteios e 777 mortes.

Na China, onde o uso de armas é mais restrito, a violência não chega a esses níveis, mas os problemas de fúria persistem. O CEO da XPeng, He Xiaopeng, apresentou o game como forma de reduzir os comportamentos perigosos e de estimular uma forma de extravasar sua frustração de forma civilizada.

Como funciona o Road Rage Reliever

O jogo utiliza o AR-HUD, o head-up display de realidade aumentada, que cobre todo o para-brisa com 87 polegadas virtuais. A Huawei ajudou a desenvolver o sistema, e ele combina ótica avançada, algoritmos de distorção e três chips de IA Turing, que processam dados de câmera e sensores em tempo real.

A tecnologia criada projeta elementos digitais em 3D, o que cria a sensação de realmente estarem sendo jogados na estrada. O motorista poderá jogar usando um botão no próprio volante. O HUD identifica o carro à frente e dispara os emojis com uma latência de 100 milissegundos, para evitar o enjoo visual.

Alguns estudos já indicam que HUDs podem aumentar a atenção noturna, mas também podem se tornar distrativos se o motorista fixar o olhar neles. No entanto, a diferença, segundo a XPeng, é que o AR-HUD integra elementos à estrada, reduzindo a sobrecarga cognitiva em cenários perigosos.

Com o anuncio, surgiu o debate de que se disparar emojis é tão seguro quanto apenas buzinar, pois pode distrair se usado em excesso. Até o momento, a XPeng não divulgou dados de testes de segurança do Road Rage Reliever.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário