Após denúncias, a Zeekr anuncia medidas de revisão interna e reforça seu compromisso com a transparência nas vendas
A Zeekr, marca premium de veículos elétricos da Geely, foi alvo de uma reportagem do China Securities Journal, que levantou sérias acusações sobre suas práticas de vendas. Segundo a reportagem, desde maio de 2025 a empresa estaria vendendo carros como “novos” mesmo já tendo registros de outros donos.
VEJA TAMBÉM:
Os carros, chamados de “usados zero km”, teriam uma baixíssima quilometragem, mas já estavam presentes em sistemas como registrados ou segurados, o que contradiz a definição usual de veículo novo. Se confirmado, essa prática pode configurar engano ao consumidor.
A marca soltou um comunicado oficial no dia 19 de julho e negou qualquer irregularidade no seu padrão de venda. Segundo eles, os veículos citados na reportagem eram unidades de showroom, utilizadas para exposição em concessionárias.
A Zeekr alegou que, mesmo com a obrigatoriedade legal de manter seguro para veículos em exposição, eles permanecem “não registrados” para fins legais, portanto podem ser considerados novos.
A Zeekr ainda reforçou que sempre divulga aos compradores o histórico de cada veículo de showroom, garantindo total transparência no ato da venda. E garante que, mesmo com histórico de exposição, os veículos são entregues com todas as garantias, benefícios e direitos equivalentes a um carro novo.
A marca chinesa Zeekr não consegue deslanchar no mercado brasileiro. Apesar de ter iniciado suas vendas no ano passado, o volume de carros comercializado neste primeiro semestre de 2025 foi pífio: apenas 261 unidades, menos de 50 mensalmente.
Para quem anunciava concorrer na faixa premium contra Porsche, Mercedes, BMW e Audi, ela ainda tem muito chão pela frente. Sua gama tem apenas dois modelos, a perua (shooting brake) 001 e o SUV X, dois modelos sofisticados, com muito desempenho e um acabamento superior.
Mesmo com muita qualidade, é difícil tentar se impor diante de modelos premium tradicionais como os germânicos e já está em busca de novas soluções. A primeira, confirmada, é ampliar a linha, trazendo mais um modelo, o SUV 7X e talvez o sedã 009.
A importadora da Zeekr no Brasil é o Grupo Carrera, de São Paulo, que representa outras marcas e nomeou várias concessionárias da chinesa em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba e Vitória. Ou seja, para suas pretensões de participação mesmo no mercado premium, tem um número muito limitado de concessionários em apenas sete cidades da região Sudeste.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |