Zeekr é acusada de vender carros usados como 0 km na China

Após denúncias, a Zeekr anuncia medidas de revisão interna e reforça seu compromisso com a transparência nas vendas

Zeekr
Em meio a acusações sérias, a marca explica o mal-entendido (Foto: Zeekr | divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 23/07/2025 às 09h00

A Zeekr, marca premium de veículos elétricos da Geely, foi alvo de uma reportagem do China Securities Journal, que levantou sérias acusações sobre suas práticas de vendas. Segundo a reportagem, desde maio de 2025 a empresa estaria vendendo carros como “novos” mesmo já tendo registros de outros donos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Os carros, chamados de “usados zero km”, teriam uma baixíssima quilometragem, mas já estavam presentes em sistemas como registrados ou segurados, o que contradiz a definição usual de veículo novo. Se confirmado, essa prática pode configurar engano ao consumidor.

Resposta da Zeekr

A marca soltou um comunicado oficial no dia 19 de julho e negou qualquer irregularidade no seu padrão de venda. Segundo eles, os veículos citados na reportagem eram unidades de showroom, utilizadas para exposição em concessionárias.

A Zeekr alegou que, mesmo com a obrigatoriedade legal de manter seguro para veículos em exposição, eles permanecem “não registrados” para fins legais, portanto podem ser considerados novos.

A Zeekr ainda reforçou que sempre divulga aos compradores o histórico de cada veículo de showroom, garantindo total transparência no ato da venda. E garante que, mesmo com histórico de exposição, os veículos são entregues com todas as garantias, benefícios e direitos equivalentes a um carro novo.

Zeekr no Brasil

Zeekr 001 Flagship preto frente parado
(Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

A marca chinesa Zeekr não consegue deslanchar no mercado brasileiro. Apesar de ter iniciado suas vendas no ano passado, o volume de carros comercializado neste primeiro semestre de 2025 foi pífio: apenas 261 unidades, menos de 50 mensalmente.

Para quem anunciava concorrer na faixa premium contra Porsche, Mercedes, BMW e Audi, ela ainda tem muito chão pela frente. Sua gama tem apenas dois modelos, a perua (shooting brake) 001 e o SUV X, dois modelos sofisticados, com muito desempenho e um acabamento superior.

Mesmo com muita qualidade, é difícil tentar se impor diante de modelos premium tradicionais como os germânicos e já está em busca de novas soluções. A primeira, confirmada, é ampliar a linha, trazendo mais um modelo, o SUV 7X e talvez o sedã 009.

A importadora da Zeekr no Brasil é o Grupo Carrera, de São Paulo, que representa outras marcas e nomeou várias concessionárias da chinesa em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba e Vitória. Ou seja, para suas pretensões de participação mesmo no mercado premium, tem um número muito limitado de concessionários em apenas sete cidades da região Sudeste.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário