10 equipamentos de proteção indispensáveis para motociclistas
Utilizar sempre o máximo de equipamentos de proteção pode ser a diferença entre uma longa estadia no hospital ou apenas um susto
Utilizar sempre o máximo de equipamentos de proteção pode ser a diferença entre uma longa estadia no hospital ou apenas um susto
Na hora de sair para rodar é imprescindível estar com todos os equipamentos de proteção possíveis para a moto e o motociclista. São eles que vão evitar alguns acidentes e em alguns casos que não tenham saída, podem também amenizar os danos.
VEJA TAMBÉM:
Para garantir que quando você montar em sua moto não esqueça nenhum item, o AutoPapo listou os 10 equipamentos de proteção indispensáveis para motociclistas.
O primeiro e mais óbvio equipamento de proteção indispensável para o motociclista é o único exigido por lei no Brasil. Este item pode ser a diferença entre a vida e a morte de um piloto que se envolve em um acidente, podendo reduzir em até 40% as chances de uma fatalidade.
É muito importante que o capacete esteja sempre em bom estado e nunca tenha sofrido uma queda, além de ser trocado a cada 3 anos de uso ou 5 após a data de fabricação. Tudo isso vai garantir que ele esteja em um bom estado na parte interna, a qual não é possível ver.
A jaqueta é outro item que pode fazer muita diferença em uma situação inesperada. Como em um acidente o motociclista pode ir ao chão e sofrer escoriações no asfalto, uma roupa com tecido preparado para não se rasgar pode evitar várias lesões. Essa pode ser a diferença em ficar muitos dias cuidando de ralados.
Além das escoriações, alguns modelos já possuem uma tecnologia que também ajuda a amortecer o impacto, prevenindo até algumas fraturas. O item também se faz importante para evitar o vento e o frio
As luvas também são muito importantes para prevenir escoriações. Elas realmente são fundamentais, pois dependendo da queda o instinto é colocar as mãos no chão e assim, ficar com as palmas totalmente sem pele pode acontecer.
As calças específicas para motociclistas funcionam assim como as jaquetas e luvas. Além de segurar o vento e o frio nas pernas, elas são equipamentos de proteção e podem prevenir lesões e escoriações.
Botas fazem diferença para manter o pé estabilizado, evitando lesões e falhas para acertar os pedais. Por atingirem também os tornozelos e serem rígidas, as botas “firmam” o pé e podem evitar torções, diferentes dos sapatos. Outro ponto interessante é que elas possuem um solado adequado e evitam que os pés deslizem demais ou de menos na hora de pisar nos freios ou na marcha.
Esse sim é o equipamento para manter o piloto quentinho. A segunda pele é um tecido fino que vem antes de todos os outros equipamentos. Seu principal objetivo é manter a temperatura do motociclista, que como está em contato direto com o vento pode sentir frio. Ela é feita de material térmico.
As grades de proteção, também conhecidas como mata-cachorro, são as responsáveis por guardar a moto no caso de uma queda, ou de algum objeto que esteja na estrada. Dependendo da situação, elas também podem evitar que a perna do condutor fique presa quando a moto cai em cima dela.
Este item é fundamental, principalmente no Brasil. É muito comum que linhas de pipas fiquem agarradas a fios e postes próximos às estradas e a infeliz prática do cerol e outras linhas cortantes tornam isso um risco que pode levar o motociclista a morte, caso atinjam pontos cruciais.
A antena corta pipa é posta no guidão da moto e é retrátil. Basta esticá-la para estar protegido, pois o item é feito de aço e possui a ponta afiada, assim, quando entra em contato com a linha, como opróprio nome diz, ela a corta.
Os protetores de mão geralmente são mais utilizados por pilotos off-road, pois detritos da pista lançados por um veículo à frente podem acertar o guidão e os dedos do piloto. Porém eles podem ser utilizados também no dia a dia, pois além de proteger de objetos, também podem evitar o impacto direto do guidão e dedos no asfalto, no caso de uma queda.
As pescoceiras ou protetores de pescoço servem assim como as antenas corta pipa. Sendo feitos de um material resistente às linhas, como o aço, e coberto por um tecido anatômico, ela cobre toda a área desprotegida pelo capacete.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |