10 manutenções que melhoram o consumo de combustível da moto

A maioria destes ajustes são simples e além de melhorar o consumo garantem longevidade ao veículo e segurança ao piloto

vela e cachimbo moto
Quase tudo bem baratinho (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 10/10/2025 às 17h00

Para muitos, a motocicleta é um veículo sinônimo de economia, afinal não são poucos os modelos que fazem mais de 40 km/l. Porém, para que o modelo continue rendendo bem, é extremamente necessário que ela esteja em dia com as manutenções. E, para ajudar o amigo que está com uma moto “beberrona”, aqui vai uma lista com 10 manutenções que melhoram o consumo de combustível da moto.

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1. Vela e cachimbo

Começando pelo básico! O conjunto de vela e cachimbo é um dos principais responsáveis pelo excesso de queima de combustível quando está em um estado ruim.

vela e cachimbo de moto

Basicamente, eles são responsáveis por gerar a centelha que provoca a explosão dentro do motor, fazendo assim ele funcionar. Uma vela ruim não queima direito, e o cachimbo no mesmo estado não leva tensão para que a vela faça o seu trabalho.

Em resumo, quando esse conjunto está ruim, a queima fica imprecisa e leva a moto a consumir mais. Na maioria dos modelos, a verificação do item é feita entre 5.000 km e 6.000 km, e a troca, a cada 10.000 km ou 12.000 km (verifique no manual da sua moto).

2. Troca de óleo

A troca do óleo é outra manutenção que melhora o consumo de combustível da moto — e não só ele, como todo o conjunto.

óleo de moto

O óleo da moto é como se fosse o “sangue” dela, sendo essencial para o funcionamento. Ele é o responsável por lubrificar e resfriar o motor e, se estiver fora do prazo ou faltando, pode gerar vários problemas nas partes internas do motor.

O motor em estado ruim naturalmente queima mais combustível. Por isso, a troca de óleo e do filtro de óleo (que impede que impurezas se misturem ao lubrificante) deve ser feita segundo o manual, geralmente entre 5.000 km e 6.000 km.

3. Troca de filtro de ar

Toda combustão exige o combustível — gasolina ou etanol —, calor e combustível, que é o oxigênio. Como já comentamos, o calor vem da faísca gerada pela vela, já o combustível é injetado pelos bicos, e o ar é captado por dutos que o levam naturalmente até a câmara de combustão.

filtro de ar moto bmw

O filtro de ar é a primeira barreira contra impurezas no sistema de admissão de oxigênio da moto e, com isso, se torna fundamental para que apenas o oxigênio chegue para fazer a explosão.

Quando o filtro de ar está muito velho e sujo, além de perder sua função de impedir as impurezas, ele passa a dificultar a passagem do ar, fazendo com que a moto tenha dificuldades de funcionar e mais combustível seja exigido para compensar as falhas no motor.

4. Pneus na calibragem certa

Os pneus são outros grandes responsáveis pela queima demasiada ou não do combustível. Encher menos que o indicado faz com que a área de contato aumente, crescendo também o atrito e, com isso, a força necessária para deslocar a moto. Ou seja, mais força requer mais torque ou mais aceleração e, consequentemente, aumento na queima.

calibragem pneu de moto

Totalmente na contramão está o pneu cheio além do recomendado. Este ajuda na economia, porém com agravantes muito sérios. O primeiro é o desconforto, pois ele fica mais resistente e assim absorve menos as imperfeições da pista, levando a transferência até o banco e o guidão.

Mas o mais perigoso é o risco de quedas e acidentes. Quanto mais cheio, menor o contato com o asfalto e, assim, maior a chance de derrapar e cair.

5. Bicos ou carburador em dia

O sistema de alimentação é fundamental para o bom funcionamento do motor. Nos modelos com injeção eletrônica, é importante manter os bicos sempre limpos, pois qualquer sujeira pode comprometer a pulverização do combustível. Já nas motos carburadas, é necessário verificar a regulagem e manter os giclês limpos para que a mistura ar/combustível esteja sempre equilibrada.

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Um sistema sujo ou desregulado faz o motor trabalhar em mistura rica (mais combustível do que ar), elevando o consumo e reduzindo o desempenho. A limpeza deve ser feita periodicamente, conforme o uso e recomendação do fabricante.

6. Ajuste na marcha lenta

A marcha lenta desregulada é outro vilão do consumo. Se estiver muito alta, o motor consome mais combustível mesmo com a moto parada; se estiver muito baixa, pode falhar, exigindo acelerações extras para se manter ligada.

O ideal é manter a rotação dentro da faixa indicada no manual — geralmente entre 1.200 e 1.500 rpm. Em motos carburadas, o ajuste é feito manualmente; nas injetadas, é controlado eletronicamente, mas pode precisar de “reaprendizado” após limpezas ou trocas de componentes.

7. Regulagem de freios

Freios muito ajustados ou com pinças travadas também podem aumentar o consumo, já que criam uma resistência constante nas rodas. Essa resistência faz o motor trabalhar mais para vencer o atrito, elevando o gasto de combustível.

menete de acionamento de freio de moto

Além disso, freios travando causam aquecimento e desgaste prematuro das pastilhas. É importante verificar o sistema regularmente, garantindo que as rodas girem livremente e que o fluido de freio esteja dentro do prazo de validade.

8. Revisão completa

A revisão completa é essencial para garantir que todos os componentes da moto estejam funcionando de forma correta. Durante a inspeção, o mecânico verifica rolamentos, relação (corrente, coroa e pinhão), alinhamento das rodas, suspensão e outros sistemas que podem influenciar no desempenho e no consumo.

Fazer revisões periódicas é a melhor maneira de identificar problemas antes que eles afetem o rendimento da moto e aumentem o gasto de combustível, além de garantir que a moto dure mais.

9. Abasteça em um posto de confiança

Nem sempre o aumento no consumo está relacionado à moto em si, mas sim à qualidade do combustível. Gasolina ou etanol adulterados reduzem o rendimento e podem causar entupimentos, falhas de ignição e até danos na moto.

abastecer moto
Foto: Shutterstock

10. Revisão na “mão”

Por fim, por mais que não seja uma dica de manutenção em si, o piloto deve revisar a sua forma de conduzir. Nenhuma das dicas acima terá toda a efetividade se o condutor ficar acelerando demais e jogando gasolina fora. Afinal, economia se faz no pé e na mão.

  • 10 manutenções que melhoram o consumo de combustível da moto
  1. Vela e cachimbo
  2. Troca de óleo
  3. Troca de filtro de ar
  4. Pneus na calibragem certa
  5. Bicos ou carburador em dia
  6. Ajuste na marcha lenta
  7. Regulagem de freios
  8. Revisão completa
  9. Abasteça em um posto de confiança
  10. Revisão na “mão”
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