11 motos flex para tentar driblar a alta da gasolina
As fabricantes de motos japonesas mais renomadas do mercado tem também a maior quantidade de modelos flex do Brasil
As fabricantes de motos japonesas mais renomadas do mercado tem também a maior quantidade de modelos flex do Brasil
O preço dos combustíveis subiu mais uma vez no início de janeiro de 2025 e os motociclistas muitas vezes não têm para onde correr já que a categoria é dominada por motos somente a gasolina. Porém ainda sim existem alguns modelos de motos flex que podem ajudar o piloto quando a grana está mais curta.
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Podem afirmar que é como trocar seis por meia dúzia, já que o etanol é mais barato, porém queima mais rapidamente. Entretanto quem roda muito consegue ver a diferença ao longo dos dias e relação custo consumo (dependendo do modelo) pode pesar menos no bolso.
Quem acha vantajoso utilizar o etanol, ao menos às vezes, pode contar com 11 modelos de duas fabricantes, Honda e Yamaha. As campeãs de vendas nacionais são também as que mais possuem motos no mercado e ainda umas das poucas que contam com variadas motos a etanol e gasolina.
Em ordem crescente de motorização, a primeira da lista é a pequena Honda Biz Ex, uma nova versão da pequena que chegou junto da reestilização dela em 2025.
Além da novidade de ser flex, a nova biz também está poluindo menos graças aos ajustes que recebeu da Honda o Promot 5. O modelo que parte dos R$ 15.720 também deixou pra traz o freio traseiro no pé direito e passou a comportar o item no punho esquerdo, assim como uma scooter.
A Yamaha atualizou algumas de suas motos e tirou outras de linha em 2024. No lugar da Factor 125 tem a Nova Factor, modelo que está mais moderno e conta com uma nova identidade visual.
A Factor agora vem em LED, além de novas carenagens no tanque. Outra mudança foi a adoção de um spoiler de motor e um painel em LCD com fundo blackout com indicador de marcha engatada e função ECO para economia de combustível. Na motorização ela segue com a mesma base do antigo propulsor 149 cm³ de 12 cv e 1,3 kgfm, já usado na Factor. Seus preços partem de R$ 17.690.
A rainha das motos do Brasil tinha que ser uma moto flex, não? Por isso, a Honda colocou a opção motora em três de suas quatro variantes, deixando apenas a pequena de entrada Start somente a gasolina.
As outras, além de contarem com a tecnologia flex, foram atualizadas para a 10ª geração da CG em 2024 e passaram a ter farol LED, Freio a disco, ABS, novo tanque e mais, dependendo da variante é claro. As versões flex da CG 160 partem de R$ 17.430.
Um pouco acima da Nova Factor vem a Factor DX, uma variante premium da pequena para quem quer rodar com um pouco mais de estilo.
Portando um farol em LED com DRL, rodas em liga leve, motor pintado em preto, spoiler e para-lamas na cor da moto, além das alças do garupa em alumínio, ela fica entre as clássicas Factos e abaixo da FZ15.
A nova moto Yamaha ainda conta com entrada USB e cavalete central e parte de R$ 18.490.
A FZ15, que também é uma moto flex, é uma das mais completas da categoria e foi até mencionada como moto do ano de 2022 por alguns portais e revistas.
Ela é uma 150 com o mesmo motor já conhecido no mercado, um 149 cm³ capaz de 12,2 cv de potência com gasolina, e 12,4 cv se abastecido com etanol. O diferencial está no restante da sua estrutura, que conta com suspensão monocross, freios abs, painel digital completo e acabamento de 250. Ela parte de R$ 20.390
A XRE 190 é outra moto flex do mercado brasileiro. Esta que passou por uma atualização estética em 2024 e ficou a cara de sua falecida irmã maior, a XRE 300, é uma boa opção para entrar no mundo das trail.
Com acabamento full led ela possui também um painel digital black out (colocado agora em várias motos da Honda) para melhor visualização e um motor menos poluente. Seus preços partem de R$ 22.450.
Também atualizada em 2024 a Yamaha Crosser 150 chegou com outras opções de cores (Verde Sólido) mas mantendo a estética do farol com canhão saltado.
Na parte motora as Yamaha Crosser 150 Z ABS são equipadas com o clássico 150 cm³ BlueFlex, que entrega até 11,7 cv de potência a 7.250 rpm, quando abastecida com etanol (11,4 cv com gasolina), e 1,3 kgfm de torque a 6.000 rpm.
Nos freios ela possui um conjunto ABS, na roda dianteira, e disco nas duas. Seus preços partem de R$R$ 21.990.
8. Honda NXR 160 Bros
A Honda NXR 160 Bros foi uma das atualizações mais importantes de 2024. A pequena trilheira da marca foi praticamente obrigada pelo mercado a se adequar ao sistema de freios ABS, que vinha sendo colocado em algumas motos de novas marcas do mercado brasileiro.
Além dos freios antitravamento, ela passou a contar também com um disco de feio na roda traseira – para completar o conjunto – um novo painel mais tecnológico e completo, novas carenagens, luzes em LED e outros. Ela parte de R$ 20.900.
Chegando nas mais potentes das motos flex temos a Honda XR 300L Tornado. Agora com um motor de 300 cm³ o modelo trilheiro de banco reto e estreito voltaria ao país, após 16 anos fora.
Mais robusta, a trilheira herdou algumas partes da nova XRE 300, porém com novos ajustes de suspensão, chassi e outros que a preparam mais para um ambiente off-road. Ela é mais barata que sua irmã e custa R$ 29.070.
Falando nela, está aqui. A nova XRE 300 que foi atualizada também é uma opção de motos flex da Honda.
Esta crossover juntou a antiga Sahara com a XRE 300 – que esteve no mercado entre 2010 e 2013 – agradou alguns pela nova motorização inspirada na CB 300F Twister (porém mais potente e forte) e pelo novo chassi feito a partir das estruturas das trilheiras CRF. Entretanto, nem todos ficaram felizes e a crítica aos valores que se elevaram neste modelo que tem a mesma proposta da antiga XRE e a nova estética caíram aos montes sobre a moto. Fato é que o modelo é sim uma nova moto e não apenas um facelift. Seu preço inicial é de R$ 29.580.
Finalizando esta lista de motos flex temos a última 300 da Honda, a CB 30F Twister. O modelo que trouxe de volta à honra as 300 city da fabricante conta com um econômico propulsor SOHC com câmbio de seis marchas e embreagem deslizante assistida. O conjunto mecânico é capaz de entregar até 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecida com etanol.
Dentre os itens de série da motocicleta estão: tecnologia full-LED; painel Blackout inédito com tela LCD e porta USB-C; novo reservatório de combustível, protegido por superfícies plásticas. Ela parte de R$ 24.090.
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E muito linda essa moto