5 motos alternativas para quem não quer uma Honda CG 160

O modelo que foi atualizado para sua 10ª geração não agradou a todos e ainda conta com vários concorrentes de peso no país

Honda CG 160 2025 (5)
A nova 160 da japonesa não agradou a todos (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 06/02/2025 às 13h00

A Honda CG 160 é a moto mais vendida do Brasil e sozinha detém 22,8% de todo o mercado. No fim de 2024 ela chegou a sua 10ª geração, sofrendo modificações motoras, estéticas e obviamente nos preços. Muitos não gostaram das mudanças, uma pena para a Honda que pode perder em sua “moto chefe” já que modelos city como ela são as que mais existem no Brasil.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Honda CG 160 2025 (11)
A Honda CG 160 varia entre a versões Start, Cargo, Fan e Titan (Foto: Honda | Divulgação)
  • A Honda CG 160 agora conta com freios ABS, farol e luz de posição em LED, entrada USB, tanque envolto de plástico, dentre outras dependendo da versão. Seus preços variam de R$ 16.440 até R$ 19.520. Nesta faixa de preço, várias fabricantes possuem modelos semelhantes a queridinha do país.

Motos alternativas a Honda CG 160: Shineray Worker 150 – R$ 8.990

Shineray Worker Cross 150

A primeira dessa lista de modelos para quem não quer uma CG 160 é a segunda moto mais barata do Brasil, a Shineray Worker 150. Custando R$ 8.990, o modelo é uma  cuty bem simples para compensar seu custo abaixo do mercado.

Portando um motor monocilíndrico, resfriado a ar de 150 cm³ ela entrega até 9 cv de potência a 7.500 rpm e na força 1,04 kgfm de torque a 5.500 rpm. Este conjunto ainda possui 4 velocidades e pode atingir até 95 km/h. Seu tanque é grande para a categoria e comporta até 14 L de combustível.

Na partida a chinesa não larga a opção do pedal, como em motos antigas, mesmo contendo também partida elétrica. Ela porta com um sistema de freios bem simples sendo um disco único na roda dianteira e tambor na traseira.

Yamaha Factor – R$ 17.690

Yamaha Nova Factor

A Yamaha atualizou algumas de suas motos e tirou outras de linha em 2024. No lugar da Factor 125 tem a Nova Factor, modelo que está mais moderno e conta com uma nova identidade visual.

A Factor agora vem em LED, além de novas carenagens no tanque. Outra mudança foi a adoção de um spoiler de motor e um painel em LCD com fundo blackout com indicador de marcha engatada e função ECO para economia de combustível. Na motorização ela segue com a mesma base do antigo propulsor 149 cm³ de 12 cv e 1,3 kgfm, já usado na Factor.

Se continuar como a sua irmã mais velha ela é uma saída para quem quer um modelo mais em conta, mas sem perder com a qualidade japonesa, assistência técnica e mercado de revenda.

Motos alternativas a Honda CG 160: Haojue DK 160 – R$ 16.621

Haojue DK 160

Outra opção de moto a Honda CG é a chinesa Haojue DK 160. Está city chegou ao mercado brasiliero em 2022 como uma forma alternativa e mais potente, também, a sua irmã DK 150.

Na parte mecânica a DK 160 é composta por um motor de 162,4 cm³ de quatro tempos e refrigeração a ar. Sua potência máxima é de 15 cv a 8.000 rpm e o torque é de 1,43 kgfm a 6.500 rpm.

O que se destaca neste modelo são luzes de posição ao lado do farol, que auxiliam na visualização da moto principalmente em pilotagens noturnas e o lampejador de farol com acionamento no guidão.

A motocicleta também conta com um tanque de 16,5 L e um bagageiro para pequenos objetos, cavalete central e uma abertura do banco facilitada por uma trava que pode ser utilizada para pendurar objetos como o capacete.

Um diferencial está em sua pintura, especificamente no guidão, feita com tinta epóxi, ela suporta melhor as condições climáticas litorâneas. O escapamento em aço carbono também é outra peculiaridade que pode ajudar na conservação da moto.

Bajaj Dominar 160 – R$ 17.500

Dominar 160
Bajaj Dominar 160 (Foto: Bajaj | Divulgação)

A Bajaj Dominar 160 foi uma das três primeiras motos da indiana a chegar ao Brasil, em 2022. Mesmo ofuscada pelo sucesso da Dominar 400, ela também tem suas vantagens e se faz mais completa que a japonesa mais vendida.

A Bajaj Dominar 160 é uma moto de baixa capacidade que traz algumas características de motocicletas 250. A começar pelo seu visual, o modelo realmente pode ser confundido com sua irmã maior e tem carenagens com pitadas de uma naked.

Além da estética, a Bajaj Dominar 160 também se sobressai no quesito potência. Seu motor de 4 tempos – único refrigerado a óleo dentre as motos trazidos para o Brasil – de 160,3 cm³ é capaz de atingir até 17,2 cv de potência e 1,48 kgfm de torque.

No sistema de suspensão o destaque vai para o monoamortecedor traseiro, item que geralmente só é posto em modelos maiores, mas sustenta o motociclista da Bajaj Dominar 160.

Os freios também são diferenciados. A moto recebeu disco nas duas rodas, 230 mm na traseira e 260 mm na dianteira, além de um conjunto ABS atrás.

O tanque da indiana comporta 12 l de combustível e ela também tem espaço para uma bateria 12 V de 8 Ah.

Motos alternativas a Honda CG 160: Royal Enfield Hunter 350 – R$ 19.990

Royal Enfield Hunter 350
Royal Enfield Hunter 350 (Foto: Royal Enfield | Divulgação)

Por fim, dentre as motos que podem desbancar a CG 160, está a Royal Enfield Hunter 350, que por um valor pouco acima da variante top de linha Titan da japonesa oferece mais recursos.

A Hunter se destaca por ser uma moto voltada para o trânsito urbano. Mesmo com uma característica custom, a pequena da Royal Enfield é mais compacta e leve que outras da categoria, como a sua irmã maior a Meteor 350.

Na parte motora a custom possui um monocilíndrico de 349 cm³, quatro tempos e arrefecimento misto ar-óleo que entrega 20,2 cv de potência máxima a 6.100 rpm e torque máximo de 2,75 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão tem 5 velocidades.

Em relação a Honda CG, além do motor maior e mais potente, ela também destaca no conforto da pilotagem, tendo bancos mais largos e uma posição mais relaxada. A pequena ainda conta com freios ABS e discos nas rodas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário