5 motos alternativas para quem não quer uma Honda CG 160

O modelo que foi atualizado para sua 10ª geração não agradou a todos e ainda conta com vários concorrentes de peso no país

Honda CG 160 2025 (5)
A nova 160 da japonesa não agradou a todos (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 06/02/2025 às 13h00

A Honda CG 160 é a moto mais vendida do Brasil e sozinha detém 22,8% de todo o mercado. No fim de 2024 ela chegou a sua 10ª geração, sofrendo modificações motoras, estéticas e obviamente nos preços. Muitos não gostaram das mudanças, uma pena para a Honda que pode perder em sua “moto chefe” já que modelos city como ela são as que mais existem no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Honda CG 160 2025 (11)
A Honda CG 160 varia entre a versões Start, Cargo, Fan e Titan (Foto: Honda | Divulgação)
  • A Honda CG 160 agora conta com freios ABS, farol e luz de posição em LED, entrada USB, tanque envolto de plástico, dentre outras dependendo da versão. Seus preços variam de R$ 16.440 até R$ 19.520. Nesta faixa de preço, várias fabricantes possuem modelos semelhantes a queridinha do país.

Motos alternativas a Honda CG 160: Shineray Worker 150 – R$ 8.990

Shineray Worker Cross 150

A primeira dessa lista de modelos para quem não quer uma CG 160 é a segunda moto mais barata do Brasil, a Shineray Worker 150. Custando R$ 8.990, o modelo é uma  cuty bem simples para compensar seu custo abaixo do mercado.

Portando um motor monocilíndrico, resfriado a ar de 150 cm³ ela entrega até 9 cv de potência a 7.500 rpm e na força 1,04 kgfm de torque a 5.500 rpm. Este conjunto ainda possui 4 velocidades e pode atingir até 95 km/h. Seu tanque é grande para a categoria e comporta até 14 L de combustível.

Na partida a chinesa não larga a opção do pedal, como em motos antigas, mesmo contendo também partida elétrica. Ela porta com um sistema de freios bem simples sendo um disco único na roda dianteira e tambor na traseira.

Yamaha Factor – R$ 17.690

Yamaha Nova Factor

A Yamaha atualizou algumas de suas motos e tirou outras de linha em 2024. No lugar da Factor 125 tem a Nova Factor, modelo que está mais moderno e conta com uma nova identidade visual.

A Factor agora vem em LED, além de novas carenagens no tanque. Outra mudança foi a adoção de um spoiler de motor e um painel em LCD com fundo blackout com indicador de marcha engatada e função ECO para economia de combustível. Na motorização ela segue com a mesma base do antigo propulsor 149 cm³ de 12 cv e 1,3 kgfm, já usado na Factor.

Se continuar como a sua irmã mais velha ela é uma saída para quem quer um modelo mais em conta, mas sem perder com a qualidade japonesa, assistência técnica e mercado de revenda.

Motos alternativas a Honda CG 160: Haojue DK 160 – R$ 16.621

Haojue DK 160

Outra opção de moto a Honda CG é a chinesa Haojue DK 160. Está city chegou ao mercado brasiliero em 2022 como uma forma alternativa e mais potente, também, a sua irmã DK 150.

Na parte mecânica a DK 160 é composta por um motor de 162,4 cm³ de quatro tempos e refrigeração a ar. Sua potência máxima é de 15 cv a 8.000 rpm e o torque é de 1,43 kgfm a 6.500 rpm.

O que se destaca neste modelo são luzes de posição ao lado do farol, que auxiliam na visualização da moto principalmente em pilotagens noturnas e o lampejador de farol com acionamento no guidão.

A motocicleta também conta com um tanque de 16,5 L e um bagageiro para pequenos objetos, cavalete central e uma abertura do banco facilitada por uma trava que pode ser utilizada para pendurar objetos como o capacete.

Um diferencial está em sua pintura, especificamente no guidão, feita com tinta epóxi, ela suporta melhor as condições climáticas litorâneas. O escapamento em aço carbono também é outra peculiaridade que pode ajudar na conservação da moto.

Bajaj Dominar 160 – R$ 17.500

Dominar 160
Bajaj Dominar 160 (Foto: Bajaj | Divulgação)

A Bajaj Dominar 160 foi uma das três primeiras motos da indiana a chegar ao Brasil, em 2022. Mesmo ofuscada pelo sucesso da Dominar 400, ela também tem suas vantagens e se faz mais completa que a japonesa mais vendida.

A Bajaj Dominar 160 é uma moto de baixa capacidade que traz algumas características de motocicletas 250. A começar pelo seu visual, o modelo realmente pode ser confundido com sua irmã maior e tem carenagens com pitadas de uma naked.

Além da estética, a Bajaj Dominar 160 também se sobressai no quesito potência. Seu motor de 4 tempos – único refrigerado a óleo dentre as motos trazidos para o Brasil – de 160,3 cm³ é capaz de atingir até 17,2 cv de potência e 1,48 kgfm de torque.

No sistema de suspensão o destaque vai para o monoamortecedor traseiro, item que geralmente só é posto em modelos maiores, mas sustenta o motociclista da Bajaj Dominar 160.

Os freios também são diferenciados. A moto recebeu disco nas duas rodas, 230 mm na traseira e 260 mm na dianteira, além de um conjunto ABS atrás.

O tanque da indiana comporta 12 l de combustível e ela também tem espaço para uma bateria 12 V de 8 Ah.

Motos alternativas a Honda CG 160: Royal Enfield Hunter 350 – R$ 19.990

Royal Enfield Hunter 350
Royal Enfield Hunter 350 (Foto: Royal Enfield | Divulgação)

Por fim, dentre as motos que podem desbancar a CG 160, está a Royal Enfield Hunter 350, que por um valor pouco acima da variante top de linha Titan da japonesa oferece mais recursos.

A Hunter se destaca por ser uma moto voltada para o trânsito urbano. Mesmo com uma característica custom, a pequena da Royal Enfield é mais compacta e leve que outras da categoria, como a sua irmã maior a Meteor 350.

Na parte motora a custom possui um monocilíndrico de 349 cm³, quatro tempos e arrefecimento misto ar-óleo que entrega 20,2 cv de potência máxima a 6.100 rpm e torque máximo de 2,75 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão tem 5 velocidades.

Em relação a Honda CG, além do motor maior e mais potente, ela também destaca no conforto da pilotagem, tendo bancos mais largos e uma posição mais relaxada. A pequena ainda conta com freios ABS e discos nas rodas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário