5 motos para quem quer começar a viajar
O fim do ano convida os pilotos a realizar viagens e para quem gosta de duas rodas são vários os modelos e estilos
O fim do ano convida os pilotos a realizar viagens e para quem gosta de duas rodas são vários os modelos e estilos
Fim de ano se aproxima é quem recebeu aquele 13º salário e/ou quer aproveitar o verão pensa logo em viajar e para os motociclistas não é diferente. Viajar de moto é a realidade de muitos e para aqueles que ainda pretendem realizar este sonho é importante ficar atento a qual modelo escolher na hora de pegar a estrada. Pensando no piloto e garupa, listamos aqui 5 motos para quem quer começar a viajar.
VEJA TAMBÉM:
Antes de começar a lista é importante lembrar que a escolha de cada modelo depende do gosto e também da necessidade do piloto. As sugestões abaixo são algumas dentre várias outras que podem ser boas para viajar de moto.
Começando com uma pequena, a Yamaha Lander 250 é uma boa opção trail para quem quer pegar uma estrada com conforto, mas sem muita velocidade ou pressa e também não precisa de carregar muita coisa.
Com essa pequena trilheira vários tipos de terrenos podem ser encarados. Seus 20,9 cv de potência e 2,1 kgfm de torque garantem que o piloto consiga alcançar uma velocidade de cruzeiro mais elevada sem tanto esforço como uma 150 ou 160. Uma pena é a ausência da 6ª marcha (presente em algumas concorrentes).
Em longas distâncias ela é uma das melhores da categoria, já que é pau para toda obra, tem boa ergonomia e não incomoda na manutenção. Este motor Yamaha que já está a décadas no mercado é famoso por ser “indestrutível”.
Porém quem quiser mais espaço e capacidade de carga superior a 167 kg deve optar por uma maior.
Tanto a 500F, quanto a 500X são duas boas opções para viajar. a Diferença aqui está no gosto do condutor. A maioria pode optar pela versão X, pois é uma trail e oferece maior ergonomia e conforto, porém a F é para os fãs das nakeds.
Portando motor bicilíndrico de 471 cm³ arrefecido de forma líquida e capaz de 50,2 cv de potência a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm, as intermediárias Honda possuem uma manutenção de valor razoável para a categoria e também não costumam dar dores de cabeça aos seus proprietários.
Com uma pilotagem mais esportiva, a Honda CB 500F é uma opção que exige mais desempenho nas curvas e que também não permite muito conforto ao garupa, pelo banco estreito. Já a 500X perde um pouco na velocidade final.
A capacidade de carga dos modelos varia entre 180 kmg (500F) é de até 189 kg (500X)
Entrando no mercado das custom dentre as motos para viajar a indicada é a “novidade” do mercado brasiliero Royal Enfield Super Meteor 650, já que é uma das intermediárias mais em conta da categoria, custando na casa dos R$ 30 mil.
Pesando 241 kg a indiana de 47,04 cv de potência e torque de 5,33 kgfm, a primeira vista, parece ser uma “benheirona” difícil de articular na estrada, porém assim que ela atinge certa velocidade (que nem precisa ser muito elevada) tudo fica muito fácil. Um destaque para os manetes e pedais que são bem macios.
Esta custom que é uma excelente opção para viajar pode ser customizada de várias maneiras, incluindo cores, e bolsas laterais.
A Honda CN 750X é outra opção de moto para viajar, já que é a única motocicleta que não é uma scooter, mas é automatizada e possui um “bahageiro” que fica no lugar do tanque.
Essa big trail possui um propulsor bicilíndrico de 745 cm³ capaz de atingir até 58,6 cv de potência e torque de 7,03 kgfm. Embora a potência relativamente elevada, toda a tecnologia embarcada neste motor já considerado grande a deixa bem mansa. Claro que tudo isso combina com o câmbio DCT automatizado de dupla embreagem que deixa a critério do piloto a vontade ou não de trocar de velocidade, já que ele faz isso sozinho.
Para fechar essa moto de viagem, no lugar do tanque (que foi deslocado para ficar abaixo do banco) há um compartimento que comporta até um capacete.
Por fim temos umas das motos mais queridas do mercado das big trail, que mesmo com a chegada da sua versão 1300 continua vendendo muito. A BMW R 1250 GS dispensa comentários e é recheada de tecnologias. Sua ergonomia, capacidade de carga e dimensões se unem a esta 1250 de 136 cv e 14 kgfm e a transformam em uma das rainhas das estradas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |