5 mudanças que já sabemos na Honda Tornado, comparando a antiga
Mesmo antes do seu lançamento e divulgação das informações técnicas já é possível ver que a nova XR 300 L mudou muito
Mesmo antes do seu lançamento e divulgação das informações técnicas já é possível ver que a nova XR 300 L mudou muito
A Honda XR 300L Tornado foi apresentada durante o Festival Interlagos de 2024, momento em que a japonesa também afirmou que todos os todos os detalhes sobre ela sairão na data de lançamento, em julho. Porém, mesmo sem a ficha técnica, já descobrimos quais serão as prováveis maiores mudanças que a Tornado deve ter, em relação à antiga 250.
VEJA TAMBÉM:
A Honda XR250 Tornado foi uma trail que agradou muito os brasileiros pela sua confiabilidade e também disposição na terra. Sua substituta, a XRE 300, chegou com uma pegada mais urbana e neste objetivo volta o Tornado. Uma moto trail mais voltada para o off-road.
Apenas de olhar já é possível perceber que a Honda XR 300L Tornado será feita na mesma base da nova XRE 300 Sahara. Isso indica que várias partes do conjunto como motor, chassis, rodas e escapamento são os mesmos.
O primeiro ponto e mais óbvio é que a tornado deixa de ser uma 250 e passa a ser uma 300. Isso na prática aponta que o antigo 249 cm³, capaz de 23,3 cv e 2,42 kgfm dará lugar ao 293,5 cm³ que é mais potente e forte, atingindo (com etanol) até 25,2 cv e 2,74 kgfm.
Junto ao ganho do motor a nova Honda 300 Tornado promete ter garfos mais compridos que a antiga 250 e até a 300 Shara.
A Tornado 250 tem 220 mm de curso na suspensão dianteira e 242 mm na traseira. Já a 300 Sahara possui uma vantagem em relação à antiga na dianteira, tendo 221 mm, mas perde na traseira tendo 225 mm.
Porém, analisando as duas novas 300, mesmo sem a ficha técnica da Tornado – é possível perceber que a XR 300L tem os garfos mais compridos, então espera-se que a nova Tornado supere todas neste quesito. Os sanfonados também são um diferencial.
Claro que a distância mínima do solo depende de todo o ajuste do conjunto, mas pensando que a moto compartilha muita coisa com a Honda XRE 300 Sahara, ela terá ao menos 269 mm da parte mais baixa do motor até o chão. A Tornado 250 variava entre 269, com o opcional de assento baixo, e 281, com banco elevado.
Os freios são uma melhoria já esperada e que acompanha o mercado. Diferente da antiga dos anos 2000, a sucessora 20 anos mais jovem já vem com freios a disco em ambas as rodas – a antiga tinha apenas na dianteira.
Muito provavelmente serão os mesmos freios da XRE 300 Sahara, que tem 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira.
Mais uma mudança que tem a ver com mercado e tecnologia é a iluminação em LED, presente em toda a nova Tornado 300
Para fechar vêm uma especulação que não dá para ter muita certeza, o tamanho do tanque de combustível. A nova XRE 300 tem 13, 8 L de capacidade e a antiga 250 11,5 L. Porém não dá para cravar que será do mesmo tamanho da XRE, já que toda a parte de cima da Honda é nova e a proposta é que ela fique mais leve que a Sahara. Provavelmente ele virá maior que o da 250 para compensar a autonomia do motor 300.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Vai superar a antiga tá com o desaine muito bonita tenho um modelo 2007 mais assim que lançar vou adquirir esse modelo novo